sexta-feira, 16 de março de 2012

JANELA INTERATIVA PARA AUTOMÓVEIS


 Criada em Israel, a janela “touchscreen” ainda não tem data de lançamento. Em 2011, a Toyota chegou a apresentar uma proposta parecida.

A General Motors está desenvolvendo janelas para o banco traseiro do automóvel, que funcionam como telas sensíveis ao toque. O nome do projeto é Windows of Opportunity (Janelas da Oportunidade, em inglês) e foi criado em uma universidade de Israel. Em 2011, a Toyota chegou a apresentar um projeto parecido que foi produzido na Europa.

A marca desafiou estudantes do Laboratório do Futuro da Academia de Arte e Design Bezalel a criar novos conceitos que estimulassem os passageiros do banco de trás dos veículos a terem uma experiência interativa e proveitosa durante o percurso. O briefing da montadora pedia uma tela sensível ao toque e que desperte a curiosidade do passageiro, aumentando também a sua interação com o meio externo. A parte interessante, é que os estudantes tiveram total liberdade para criar o que foi pedido, pois a General Motors não possui a ambição de disponibilizar imediatamente o sistema no mercado.

Foram criados diversos aplicativos para a janela interativa, como o personagem Otto (que estimula o aprendizado sobre o meio ambiente de forma divertida), o Foofu (que permite a utilização dos dedos para desenhar na janela), o Spindow (que permite que o passageiro “espie” a paisagem que outros usuários do mundo estão vendo) e o Pond (que possibilita a troca de mensagens ou de músicas com outros usuários).

Para mostrar como o sistema iria funcionar, os criadores desenvolveram um protótipo em escala real de um banco traseiro e da janela de vidro comum de um automóvel. Foi utilizado um sensor de movimento e um sensor óptico disponibilizados pela EyeClick, para que a tela se tornasse interativa.

Ítalo Câmara
Professor de Informática 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário