Rede de Computadores




TÉCNICO EM REDE DE COMPUTADORES


A última coisa que devemos entender ao começar a estudar redes é entender o que é uma rede. Quando falamos em redes de computadores, a maioria das pessoas pensa em uma série de computadores ligados entre si por meio de cabos para trocarem dados ou então pensa em grandes redes como a Internet. A disciplina de Redes de Computadores de fato estuda estas coisas, mas ela também estuda muito mais coisas, pois o assunto de redes de computadores é algo bastante amplo e possui uma quantidade enorme de aplicações.

Uma boa definição de Rede de Computadores é: Uma rede de computadores é um conjunto de dois ou mais dispositivos (também chamados de nós) que usam um conjunto de regras (protocolo) em comum para compartilhar recursos (hardware, troca de mensagens) entre si, através de uma rede.
Perceba que qualquer tipo de dispositivo capaz de enviar ou receber dados pode ajudar a compor uma rede, não apenas um computador. Por essa razão, quando falamos em componentes de rede, nos referimos à eles como nós, e não computadores. Como exemplo de Redes, podemos citar:
  • A Internet
  • Uma rede oral de uma empresa
  • Uma rede de telefonia

Como exemplo de nós que vemos com frequência conectados à uma rede, podemos citar:
  • Terminais de computadores
  • Impressoras
  • Computadores
  • Repetidores
  • Pontes
  • Chaves
  • Pontes
  • Roteadores

Abaixo veremos alguns termos e expressões que são essenciais para que possamos estudar redes de computadores:
  • Endereçamento: Isso significa alocar um endereço para cada nó conectado a uma rede. Um exemplo é o usado pelas redes de telefonia, onde cada aparelho de telefone possui o seu próprio número.
  • Meio: O ambiente físico usado para conectar os nós de uma rede. O meio de uma rede pode ser algum tipo de cabo ou através de ondas de rádio ou outro tipo de radiação eletromagnética.
  • Protocolo: Um protocolo são algumas regras que os nós devem obedecer para se comunicarem uns com os outros. O que eles fazem é criar uma linguagem comum entre diferentes máquinas. De forma geral, ele é um conjunto de regras, especificações e procedimentos que devem governar entidades que se comunicam entre si. Por exemplo, quando conversamos com alguém, devemos sempre esperar a pessoa terminar de falar para que possamos dizer algo também. Não é permitido começar a falar ao mesmo tempo que outra pessoa. Isso é um exemplo de protocolo usado por humanos para que eles possam conversar. Da mesma forma, também somos obrigados a seguir protocolos diferentes em festas, ocasiões formais ou reuniões executivas. Como exemplos de protocolos que regem a comunicação entre computadores, podemos citar o TCP/IP (Transmission Control Protocol/ Internet Protocol') - um protocolo para controle de transmissão e para a internet, o FTP (File Transfer Protocol) - um protocolo para a transmissão de arquivos entre computadores, HTTP (HyperText Transfer Protocol) - protocolo de transmissão de hiper-textos e a ApleTalk - conjunto de protocolos de rede usado pela Apple. Protocolos são tão importantes que às vezes é comum chamarmos uma rede pelo nome de seu protocolo.
  • Roteamento: Rotear significa determinar qual o caminho que um pacote de dados deve tomar ao viajar entre os nós de origem e destino. Em redes em laço completo no qual todas as máquinas estão conectadas entre si, isto é uma tarefa fácil. Mas no caso de redes mistas, por exemplo, esta pode ser uma tarefa complicada. Para fazer este serviço, costuma-se usar unidades de hardware dedicadas chamadas roteadores.
Com relação à área que ocupa, uma rede pode ser classificada em:
  • Rede Local: (LAN - Local Area Network) Qualquer rede com um raio de 10 Km ou menos. Elas são bastante usadas para conectar computadores em uma sala, prédio ou campus universitário.
  • Rede de Longa Distância: (WAN - Wide Area Network) Qualquer rede que seja maior do que uma Rede Local descrita acima. Muitas delas são usadas para conectar máquinas entre diferentes cidades, estados ou países.
Além destas duas classificações principais, existem outras:
  • Rede Metropolitana: (MAN - Metropolitana Area Network) Uma rede que conecta máquinas ao longo de uma área metropolitana. Por exemplo, considere uma empresa com sedes em vários pontos ao longo de uma metrópole cujos computadores estejam em rede.
  • Rede Pessoal: (PAN - Personal Area Network) Uma rede doméstica que liga recursos diversos ao longo de uma residência. Através da tecnologia Bluetooth obtém-se uma rede PAN.
  • Rede Global: (GAN - Global Area Network) Coleções de redes de longa distância ao longo do globo
  • Rede de Armazenamento de Dados (SAN - Storage Area Network) Redes destinadas exclusivamente a armazenar dados.


PROFISSÕES EM INFORMÁTICA

  • PROGRAMADOR: Conhecedor de uma ou duas linguagens de programação, é o profissional que traduz os algoritmos criados pelo analista para criar novos programas.  Deve ter muita concentração e conhecer profundamente lógica e operação de sistemas.
  • ANALISTA DE SISTEMAS: É o responsável por analisar uma organização (empresa, escola, etc.) e pensar nas soluções de problemas com programas e sistemas. O analista, após seu estudo, constrói diagramas chamados algoritmos que serão usados pelo programador para criar novos programas. Deve ter bom convívio social, saber entrevistar pessoas, além de ter um bom conhecimento em sistemas e lógica. 
  • SUPORTE TÉCNICO: É o profissional apto a consertar e manter o maquinário computacional, fazendo atividades como manutenção preventiva e corretiva, upgrades de peças, além de resolução de problemas em geral de hardware. 
  • OPERADOR DE COMPUTADOR: É contratado por empresas para operar sistemas e maquinas. Deve ter sólido conhecimento em sistemas operacionais, bem como programas de escritório em geral. 
  • GERENTE DE TI: É o lado administrativo das profissões de informática. O também chamado CIO (Chief Informatio Officer) é o responsável pela administração dos recursos computacionais das organizações, além de zelar pela segurança dos dados da empresa. 
  • DESIGNER GRÁFICO: É o artista da informática. Usa programas gráficos (como Gimp, Photoshop, Corel Draw e Impress) para criar artes em manipular imagens, bem como pode se especializar na edição e manipulação de vídeo digital. 
  • TÉCNICO EM REDES: Tem conhecimentos em instalação de redes cabeadas ou sem fio, além de configuração de conexões de internet, instalação de servidores de internet, configuração de estruturas de segurança em redes (Firewall, Proxy) para as organizações.


GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA
Anchor text, texto da âncora. O texto da âncora apresenta uma curta descrição do conteúdo apontado. Por exemplo, no apontador seguinte o texto da âncora é "Visibilidade em motores de busca".
<a href="http://visibilidade.web.pt" > Visibilidade em motores de busca </a>

Atuning, adaptação. É o oposto de tuning, ou seja, o utilizador adapta-se ao desempenho do sistema. Por exemplo, se uma determinada página demora muito tempo para carregar o utilizador habitua-se a executar outra tarefa enquanto espera.

Avaliação heurística de usabilidade (ver t.b. Testes de usabilidade). Uma avaliação de usabilidade é feita por um conjunto de peritos nesta área que, baseando-se em resultados obtidos em estudos científicos e em pequenas experiências, tentam identificar quais os principais problemas de usabilidade que existem num sítio web. As avaliações de usabilidade não analisam uma amostra representativa dos utilizadores do sítio web.

 

Backlinks; inlinks; incoming links, ligações de entrada, ligações recebidas. Conjunto dos links que apontam para uma página da Web.

Backtrack, retroceder. Voltar a um estado anterior.

Banner, manchete. Anuncio embutido numa página web.

Banned page, página banida ou excluída. Significa que a página (ou site) foi banida dos resultados de um motor de busca por ser prejudicial ao bom funcionamento do motor de busca, por exemplo porque usou web spamming.

Benchmark, bancada de testes. Aplicação que executa um conjunto de testes sobre um sistema de modo a medir e comparar o seu desempenho com o de outros sistemas.

Blog, blogue. É um sistema de publicação na web destinado a divulgar informação por ordem cronológica, à semelhança de um diário. Os blogues ganharam grande popularidade porque permitem que utilizadores com poucos conhecimentos técnicos de Informática publiquem facilmente conteúdos na web. Os blogues inicialmente tinha uma carácter pessoal mas hoje em dia são usados para todos os fins, servindo de suporte, por exemplo, a produtos empresariais ou programas de rádio.

Bookmark, favorito. Funcionalidade de um browser que permite guardar URLs de páginas para que sejam rapidamente acedidas no futuro.

Bottleneck, ponto de congestão. Refere-se normalmente a um componente ou tarefa que impede que um sistema apresente melhor desempenho. Por exemplo, o ponto de congestão dos computadores é normalmente o acesso a disco. Embora um CPU possa ser muito rápido, este ficam bloqueado à espera das respostas dos discos para poder processar a informação.

Breadcrumb navigation, navegação por rasto ou estrutural. O nome vem do conto infantil de Hansel and Gretel, em que as duas crianças marcaram o caminho de volta para casa com migalhas de pão (breadcrumbs). É um modelo de navegação em que é apresentada uma linha no topo de cada página indicando a localização da página actual na hierarquia do sítio web. Todas as palavras são links de texto contendo os títulos das páginas dos níveis acima, excepto a última que indica o titulo da página actual. Veja um exemplo de breadcrumb no topo desta página.

Browser, navegador. Programa utilizada para visualizar páginas da web.

 

Cache, cópia arquivada. Funcionalidade de um motor de busca que permite ao utilizador visualizar uma página mesmo que esta já não esteja disponível no seu site de origem.

CAPTCHA: Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart. É um teste para diferenciar se o acesso a uma página está a ser feito por uma pessoa ou por uma máquina. São normalmente aquelas letras com formato estranho que se pede que sejam reescritas numa caixa de texto antes de inserir um formulário. É usado como ferramenta anti-spam.

Cluster, agregação; agrupamento. Dentro da Informática é usado com diversos significados, por exemplo, pode designar uma estrutura de dados específica usada num sistema de gestão de base de dados ou um grupo de máquinas que interagem entre si. No contexto da pesquisa na web significa uma agregação de resultados de uma pesquisa interligados entre si.

Cloaking, camuflagem. Ocorre quando um servidor web devolve páginas diferentes consoante o cliente que o visita. Por vezes é usado para fornecer conteúdos enganosos aos batedores do motor de busca sem interferir com os que são apresentados aos utilizadores humanos. Quando detectada este tipo de acção é punida com o banimento da página.

Content Management System (CMS), sistema de gestão de conteúdos. É um sistema que permite gerir os conteúdos de um site, tipicamente através de uma interface web, de modo a que o site possa ser alterado remotamente a partir de qualquer computador com ligação à Internet.

Country-code Top-Level Domain (ccTLD), domínio de topo nacional. São os nomes dos domínios de topo atribuídos a cada país. Por exemplo, o ccTLD de Portugal é .pt, o ccTLD de Brasil é .br, o ccTLD de Espanha é .es.

Crawling, recolha; varrimento. Recolha automática de conteúdos da web através da extracção iterativa de ligações hipertextuais.

Crawler, batedor. Sistema responsável pela recolha automática de conteúdos da web.

 

Data warehouse (DW), armazém de dados. Sistema de gestão de base de dados optimizado para permitir um processamento de grandes quantidades de dados provenientes de diversas fontes, tipicamente bases de dados transaccionais.

Data Mining, prospecção de dados. Área da Informática que se dedica à extracção de conhecimento adicional através da análise de dados. Por exemplo, uma tarefa de prospecção de dados é a recolha de palavras frequentemente pesquisadas a partir da análise do registo dos pedidos efectuados a um motor de busca.

Default, pré-definido, por omissão. O termo "value by default", significa que o valor de uma variável vem definido pelo fabricante. Embora a fonética das palavras seja semelhante, a tradução "valor por defeito" é errada. "Defeito" sugere que os valores estão errados, quando na realidade, o objectivo dos valores pré-definidos é fornecer valores correctos que permitam a utilização de um sistema sem que sejam necessárias configurações adicionais pelos seus utilizadores.

Design liquido. É uma técnica de desenho de páginas web que permite que estas se adaptem ao espaço do ecrã disponível para a sua visualização. Tornando assim um site mais acessível independentemente do tamanho do monitor, da janela usada no browser ou do dispositivo usado para aceder à Internet.

Download, transferir; descarregar; baixar. Transferir um conteúdo de um servidor web para um computador local.

Drop-box, caixa de escolhas. É uma lista de selecções possíveis que é apresentada após o utilizador clickar num link.

Duphosts, sítios web duplicados. Duphosts é uma abreviatura de duplicate hosts. Os duphosts são sítios web com nomes diferentes que apresentam os mesmos contéudos. Note-se que tanto os mirrors como os host aliases são considerados duphosts.

 

Email spam. Consiste no envio em massa e indiscriminado de mensagens de correio electrónico, normalmente com intuitos comerciais. Há quem lhe chame também email marketing.

 

Framework, ambiente de trabalho, moldura. Usa-se este termo para designar uma aplicação ou conjunto de aplicações que servem de suporte ao desenvolvimento de software num determinado contexto. Por exemplo, uma pilha de protocolos para testar algoritmos de comunicação distribuídos.

 

Hardware (HW), material informático, maquinaria. Maquinaria programada para efectuar processamento automático de informação.

Harvester. O mesmo que crawler.

Home page, página de entrada. Página de entrada de um site, a partir da qual se podem seguir ligações para todas as restantes. Normalmente, são referenciadas por um URL constituído apenas pelo nome do site (ex. http://www.tumba.pt/).

Host aliases, aliases de servidor. Ocorrem quando um mesmo sítio web, alojado fisicamente num mesmo servidor é referido por dois nomes diferentes. Por exemplo, visibilidade.net e http://www.visibilidade.net/ são host aliases.


Inverted index, índice invertido. Estrutura de dados onde cada palavra tem associada uma lista de documentos onde ocorre. Um Índices invertido é análogo a um Índices remissivo de um livro. Os índices invertidos são utilizados pelos motores de busca de modo a retornarem rapidamente as páginas onde uma determinada palavra ocorre.

Information Retrieval (IR), recuperação de Informação. Àrea de investigação que se dedica à extracção de conhecimento adicional a partir de dados em formato digital.

Internet, a Rede. Infra-estrutura de rede que liga os computadores à escala mundial. Existem várias aplicações que actuam sobre a Internet, tais como, o correio electrónico, o sistemas de partilha de ficheiros (peer-to-peer), os serviços de conversão (chats) ou a Web.

Internet Service Provider (ISP), provedor de acesso. É a empresa que fornece o serviço de acesso à Internet, cobrando normalmente uma tarifa mensal aos seus clientes.

 

Keywords, palavras-chave. Conjunto das palavras principais que melhor descrevem o conteúdo de uma página.

 

Landing pages, páginas de aterragem; páginas-destino. São as páginas referidas pelos resultados de uma pesquisa num motor de busca.

Link, apontador, ligação de hipertexto, referência.

Load-balancing, balanço de carga. Técnica que visa distribuir trabalho de forma adequada pelos vários componentes de um sistema de acordo com as suas capacidades.

 

Meta-data, meta-dados. Os meta-dados são informações acerca de dados. Por exemplo, o tamanho de uma página web é um meta-dado da página.

Meta search, pesquisa federada. Tipo de pesquisa que consiste na fusão dos resultados obtidos de outros serviços pesquisa numa lista única.

Meta search engine, meta motor de busca. Sistema que funde os resultados retornados por vários motores de busca.

Mirror, réplica. Termo usado para identificar um sítio web cujos conteúdos são uma cópia dos apresentados noutro.

Moodle, é um sistema de gerenciamento de atividades educacionais que visa a criação de comunidades online em ambientes virtuais para a aprendizagem

 

Online, em-linha. Significa que um computador está ligado à Internet.

Outlinks, ligações de saida. Conjunto de apontadores condidos numa página.

 

PageRank. Algortimo que calcula a inportância de uma página consoante os links que recebe. Uma página pode ser importante porque recebe muitos links ou porque recebe links de páginas muito importantes.

Pay-for-inclusion, inclusão paga. Modelo de publicidade na web em que o anunciante paga para que a sua página seja referida por um determinado serviço, como um directório por exemplo.

Pay-for-Placement (PFP), pago-pela-posição. Modelo de publicidade em que o anuncinate paga para que o seu site apareça nos primeiros lugares dos resultados devolvidos para uma determinada pesquisa.

Pay-per-click (PPP), pago-por-clique. Modelo de publicadade na web em que o anunciante paga apenas quando um utilizador clica no link do anuncio para o seu site.

Pay-per-impression, pago-por-apresentação. Modelo de publicadade na web em que o anunciante paga sempre que um anuncio é apresentado.

Performance, desempenho. Trata-se de um conjunto de métricas usadas para medir a eficiência de um sistema informático. Por exemplo, o número de páginas que um servidor web é capaz de servir por minuto.

Phishing, roubo de identidade. É um ataque informático destinado a roubar os dados de autenticação de uma pessoa. É comum ser feito através de mensagens de correio electrónico que são enviadas em nome de um serviço, por exemplo de um banco online, e que pedem a inserção dos dados de autenticação.

 

Ranker, ordenador. Componente de um motor de busca que ordena os resultados de uma pesquisa modo a que os mais relevantes sejam apresentados primeiro.

Ranking algortithm, algoritmo de ordenação. Conjunto de regras que um motor de busca usa para ordenar uma lista de páginas de modo a que as mais relevantes para uma determinada pesquisa sejam apresentadas primeiro.

Related pages, páginas relacionadas: Conjunto de páginas que focam um mesmo tema.

 

Script. É um programa de computador que é interpretado em tempo de execução por uma aplicação específica e não pelo sistema operativo do computador. Servem normalmente para adicionar funções a outras linguagens. Por exemplo, os scripts escritos na linguagem de programação Javascript são usados para permitir realizar validações complexas sobre formulários em páginas web. Os scripts de Javascript são interpretados pelo browser.

Search engine, motor de busca; motor de pesquisa. Sistema que recolhe, processa e permite procurar informação na web.

Search Engine Optimization (SEO), optimização para motores de busca. Conjunto de técnicas aplicadas na construção de páginas web de modo a garantir que estas são facilmente processadas por motores de busca.

Seeds, raízes. Conjunto de URLs usando por um batedor para iniciar uma recolha da web.

Site, sítio. Conjunto de documentos interligados entre si e que partilham o mesmo nome de domínio.

Spammer. Indivíduo que pratica o uso abusivo de recursos da Internet. através de web spam ou email spam.

Software (SW), programa informático. Conjunto de instruções interpretáveis por um determinado material informático.

Spider, aranha; batedor. O mesmo que crawler.

Spider trap; Crawler trap, armadilha. Página que gera um número infinito de páginas, prejudicando o funcionamento de um crawler que pode ficar indefinidamente a tentar recolhê-las. As armadilhas podem ser criadas intencionalmente para prejudicar os crawlers ou casualmente como é o caso dos calendários online que são gerados automaticamente para qualquer ano.

Snippet, excerto. Parte do texto de uma página apresentado nos resultados de um motor de busca onde ocorrem os termos pesquisados por um utilizador.

 

Tag, etiqueta.

Template, modelo. Página usada como base do desenho de todas as páginas num site.

Term frequency (TF), frequência de um termo. É uma medida estatistica da importância que um termo tem num documento, quanto mais frequente fôr o termo maior a sua importância.

Testes de usabilidade. Nos testes de usabilidade são recrutadas diferentes pessoas por forma a ter-se uma amostra representativa dos utilizadores reais do sítio web, incluindo por exemplo, pessoas de diferentes idades, sexos e escolaridade. Estas pessoas tentam executar diferentes tarefas pré-definidas no site enquanto que os obervadores tiram notas das dificuldades encontradas e do seu sucesso ou insucesso na execução das tarefas.

Throughput, débito. Trata-se da velocidade a que um computador consegue processar dados. É o resultado das velocidades do hardware (CPU, discos) combinadas com a eficiência do sistema operativo e outro software que actue sobre ele.

Top-level domain (TLD), domínio de topo. É nome do domínio. de topo de um site. Ou seja, sequência de caracteres que se encontra a seguir ao ultimo "." do nome do site. Ex. O domínio. de topo do www.visibilidade.net é .net.

Tuning, ajuste, afinação. Consiste em melhorar o desempenho de um sistema de modo a satisfazer as necessidades dos seus utilizadores.

 

Upload, transferir, carregar. Transferir um computador local para um computador remoto.

Uniform Resource Identifier (URI).

Uniform Resource Locator (URL).

 

W3C, (World Wide Web Consortium). É um consórcio mundial fundado em 1994, responsável pela criação das normas que regem a Web. As maiores empresas do mundo na área da Informática pertencem a este consórcio, como por exemplo, a Apple, Microsoft, a IBM ou o Google. Um sítio web de qualidade deverá respeitar as normas emitidas por esta organização.

Web, Teia. Conjunto dos hipertextos publicados na Internet acessíveis através do protocolo HTTP. A Web é basicamente constituída pelas páginas e ligações entre elas.

Web designer, desenhador de webs. Pessoa com conhecimentos de publicação na web que projecta, desenvolve e avalia sítios web.

Web server, servidor web. O termo é usado tanto para designar o programa que disponibiliza conteúdos na web como o computador que o aloja.

Web Warehouse (WW), armazém de dados web, armazém web. Sistema optimizado para permitir um processamento de grandes quantidades de dados provenientes da web.

Web spam. Conjunto de técnicas utilizadas para atribuir ilegitimamente importância a uma página.

Workaround, contorno do problema, remendo, improviso.

Workbench, bancada de trabalho. Conjunto de ferramentas que facilitam o desenvolvimento de determinado tipo de aplicações ou tarefas. Por exemplo, ferramentas de edição de HTML e imagens constituem uma bancada de trabalho para a criação de páginas web.

Workload, carga. Designa a quantidade de trabalho atribuida a um dado sistema num intervalo de tempo. Por exemplo, o número de páginas apresentadas por um servidor web num minuto.

Worm. Inicialmente foi usado como sinónimo de crawler. Mais tarde o termo foi associado ao tipo de vírus informáticos que se propagam automáticamente através da Internet.

Workspace, espaço de trabalho. Conjuto de recursos disponiveis para o desenvolvimento de uma determinada tarefa.
XHTML (eXtensible Hypertext Markup Language). O XHTML é o formato sucessor do HTML recomendado pela W3C para programação de páginas web. O principal objectivo do XHTML é melhorar a acessibilidade à informação publicada permitindo a sua correcta apresentação independentemente do dispositivo usado, através de uma separação entre os dados (usando XML) e a sua apresentação gráfica (usando CSS).