sexta-feira, 9 de março de 2012

BLOG DO CRISANTO TEIXEIRA FAZ HOMENAGEM AS MULHERES DA ESCOLA PROFISSIONAL DE QUIXERAMOBIM

Pelo transcurso do “Dia Internacional da Mulher” – O Blog do Crisanto Teixeira, veículo de comunicação de multimídia na rede mundial de computadores – Internet, se associa a todas as mulheres brasileiras, em particular na pessoa da gestora educacional - professora Maria Josimar Saraiva do Nascimento, diretora da EEEP Dr. José Alves da Silveira. Trata-se de uma mulher de fibra e batalhadora, casada, mãe de um filho de seis anos. É natural de Quixeramobim com origem no Distrito de Paus Brancos, e tudo que conseguiu na vida deveu-se graças a muito estudo, trabalho, dedicação e competência.

Nossa Professora homenageada possui duas graduações, Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literatura e Pedagogia; possui especialização em: Planejamento Educacional – UVA (1998), Especialização em Gestão Escolar – UDESC (2005) e Cursando Especialização em Educação Profissional – IFPR. Como experiência profissional destacamos:  Diretora Geral da EEFM Cel. Humberto Bezerra (2005 a 2010) 06 anos, Coordenadora Pedagógica da EEFM Cel. Humberto Bezerra (1999 a 2004) 05 anos.

Professora do Curso de Pedagogia em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (1998 a 2003) 05 anos - Disciplinas ministradas Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino dos Estudos Sociais, Prática de Ensino e Planejamento, Estágio Supervisionado I e II, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Estágio Supervisionado no Curso de Habilitação em Matemática e Física, entre outras experiências adquiridas.  Todas as mulheres, em particular as profissionais do segmento do magistério, sintam-se homenageadas na pessoa da professora Josimar Saraiva.
Nossa protagonista, recentemente ao participar de evento (Feira de Ciências), em nível de estado ficou em segundo lugar, o que a credenciou juntamente com outros seis alunos de participar da etapa nacional a ser realizada noutro estado. Para a estudante Bruna Moreira de Sousa, a partir de 1960 as mulheres iniciaram esse processo de conquistas, onde está cada vez mais presente a busca pelo conhecimento.  A escolha para Bruna participar de nossa entrevista-homenagem se deu através do processo de votação, o que demonstra ser muito querida pelos colegas.

“Hoje, o preconceito já não representa muito; as coisas estão mudando e ensejando que as mulheres possam ser destaque em todos os segmentos, inclusive na política; antes de 1960, as mulheres eram preparadas para o casamento e aprendiam as prendas do lar, para se qualificar e conseguir um bom partido”, destaca Bruna Moreira de Sousa. Todas as mulheres, em particular o segmento estudantil (EEEP Dr. José Alves da Silveira), sintam-se homenageadas na pessoa da estudante Bruna.

Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário