quarta-feira, 14 de março de 2012

EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Após a realização das atividades de nivelamento com os alunos do 1º ano do ensino médio integrado da EEEP Dr. José Alves da Silveira – Quixeramobim - CREDE 12, observou-se que as notas de ingresso dos alunos não correspondiam ao nível de aprendizagem real dos alunos, o que ficou demonstrado pelos resultados das primeiras avaliações, especificamente em relação à disciplina de Matemática.

Inicialmente, foi apresentado aos alunos o resultado do diagnóstico das dificuldades apresentadas pelas turmas e algumas propostas de intervenção no problema foram levantadas.

Analisando as possibilidades apresentadas, optou-se por adotar a experiência de Aprendizagem Cooperativa, no qual os estudantes com maior domínio dos conteúdos de matemática atuam como monitores.

Cada monitor é responsável pelo acompanhamento à um grupo de 04 alunos com baixo desempenho. Os grupos reúnem-se no horário de intervalo após o almoço e, durante 01 hora, resolvem exercícios e tiram dúvidas que não ficaram bem esclarecidas em sala de aula.

Nos grupos, os participantes fortalecem laços de amizade, trocam conhecimentos e experiências, servindo de apoio mútuo para superar as dificuldades encontradas. Além disso, o projeto tem como objetivo promover a união, a ajuda mútua entre os alunos e o fortalecimento do jovem como protagonista da comunidade escolar e da sociedade.

Os alunos monitores são acompanhados pelos professores de Matemática: Ewerton Sousa e Cleginaldo Moreira , que sugerem orientações metodológicas e colocam-se como parceiros dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário