terça-feira, 18 de outubro de 2011

SISTEMA ANTICOLISÃO USA VIDEOGAMES PARA EVITAR ACIDENTES DE CARRO

TEMPO DE REAÇÃO

Pesquisadores da USP utilizaram videogames de corridas de carro como ferramenta básica para criar um sistema que poderá salvar vidas no trânsito real.

Eduardo Bertoldi e Lucia Filgueiras criaram um sistema anti-colisão que alerta ao motorista a aproximação lateral de um veículo em rota de colisão.

O alerta é feito por meio de estímulos auditivos e hápticos.

Durante o desenvolvimento, os pesquisadores usaram games de corrida de código livre para as simulações e coletas de dados.

"Com o auxílio do jogo eletrônico medimos o tempo de reação média dos condutores. Percebemos que, após a introdução do sistema de alertas, o tempo de reação diminuiu, ou seja, os condutores reagiram mais rapidamente à possibilidade de acidente", conta Eduardo.

ROTA DE COLISÃO

O sistema possui sensores instalados nas laterais do veículo e dois tipos diferentes de alarmes na parte interna do carro.

Os sensores laterais são capazes de identificar veículos a vinte metros de distância, em rota de colisão, sobretudo no ponto cego do motorista.
Quando o sistema detecta uma situação de possibilidade de colisão, dois alarmes internos são acionados para estimular o motorista a evitar o choque: um bip com som tridimensional (3D) e um alerta vibratório, situado no assento do motorista, próximo ao joelho.

Projeção de como o sistema ficará instalado no interior de um carro.

Tanto o sistema de som 3D quanto o alerta vibratório diferenciam o lado pelo qual o veículo está se aproximando, apresentando ainda intensidades que variam de acordo com a iminência da batida.

"Os alertas trabalham com sons graves e intensos e vibram em diferentes intensidades também. Tudo isso para que o motorista não precise processar muitas informações e possa reagir com a rapidez necessária para evitar o acidente " descreve Eduardo.



OPCIONAL POR R$100,00

O pesquisador ressalta que o equipamento, de fácil instalação, pode ser acoplado ao sistema elétrico do carro e possui baixo custo.

"O sistema funciona como um elemento opcional, que proporciona mais segurança para o motorista. É um aparelho muito próximo a um sensor de estacionamento e com um custo estimado inferior a R$100,00, que pode ficar ainda mais barato com uma produção em grande escala," afirma.

"Conseguimos evitar que os alarmes não assustassem ou causassem incômodo aos condutores e também reduzimos a incidência de erros do sistema", afirma o pesquisador.


Apesar de diminuir o número de colisões laterais causadas pelo ponto-cego ou pela distração dos motoristas, o protótipo ainda necessita de mais testes, com um número maior de pessoas, para ser otimizado e implementado no mercado.

Natália Mouta
Professora de Física 

Nenhum comentário:

Postar um comentário