terça-feira, 4 de outubro de 2011

ESCOLAS PROFISSIONAIS COMPARTILHAM CONHECIMENTOS ALUSIVOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA




A EEEP Dr. José Alves da Silveira, de Quixeramobim, sediará no próximo dia 07/10, (sexta-feira), o primeiro Intercâmbio Pedagógico entre as Escolas Estaduais de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira e Maria Cavalcante Costa. A iniciativa de promover o encontro entre as escolas foi da Superintendente da CREDE 12, professora Francimary da Silva Sousa, com o objetivo de estimular a discussão teórica referente ao processo ensino/aprendizagem, fortalecer parcerias e disseminar as ações bem sucedidas das unidades escolares.
O evento além de contar com a presença de professores e gestores das duas escolas acolherá também a equipe de profissionais do NRDEA da 12ª CREDE.
Confira aqui a programação:


I INTERCÂMBIO DAS EEEP's da 12ª CREDE

DATA: 07/10/2011
LOCAL: EEEP Dr. José Alves da Silveira – Quixeramobim-CE
TEMA: “PRÁTICA PEDAGÓGICA, RESPONSABILIDADE DE TODOS”.


8h – Acolhida: EEEP Dr. José Alves da Silveira.

8h15
Exposição dos objetivos do intercâmbio e da metodologia de trabalho.
Exibição do vídeo: “Pálido ponto azul”.

8h30
Prática Pedagógica, responsabilidade de todos”. Preleção interativa entre superintendente e participantes, promovendo a reflexão sobre o cotidiano na escola.

9h15
Ensaios Pedagógicos” – Divisão dos participantes para estudos em pequenos grupos e preparação da apresentação de temáticas correlatas ao tema proposto.

13h
Acolhida: EEEP Maria Cavalcante Costa.

16h10 às 16h40
Mesa redonda com representantes dos GT's. Resposta à questão: Das temáticas, estudadas e apresentadas, quais as mais relevantes para serem aprofundadas durante os momentos de formação, na escola?

17h45 às 18h30
Estudo dos componentes curriculares, por área do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias).
    • Qual a contribuição da área do conhecimento e/ou das disciplinas para melhorar a prática pedagógica da escola?
    • O que melhorar na prática docente para empreender ações inerentes às competências e habilidades, articulando-as à matriz curricular, à matriz de referência das avaliações externas?

18h30 às 19h
Mesa redonda com representantes das 03 (três) áreas, respondendo às questões levantadas.

19h às 19h30
EEEP mostra sua cara”:
    • Projetos governamentais: como a escola planeja, executa e avalia os projetos?
    • Experiências exitosas e/ou projetos “sui generis” que otimizam a prática pedagógica da escola.


19h30 às 20h
Palestra:
"A RELEVÂNCIA HISTÓRICO-SOCIAL DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO."

20h
Encaminhamentos (próximo evento? local? data? carga horária? temática?), apresentação do material estudado, avaliação do evento e encerramento.

20h15
Jantar.

Um comentário:

  1. Adorariamos estar neste encontro que muito contribuirá para o desenvolvimento da educação em especial por meio da troca de experiências exitosas, infelizmente estamos em um outro evento representando nossa CREDE e nossas escolas, mas deixamos nosso desejo de um dia maravilhoso e proveitoso.

    Bom encontro a todos(as).

    Profª. Adriana Ferreira (EEEP Maria Cavalcante Costa) e
    Prof. Paulo Souza (EEEP Dr José Alves da Silveira).

    ResponderExcluir