segunda-feira, 29 de agosto de 2011

AS REDES SOCIAIS PARA QUEM PROCURA EMPREGO


Está começando a prosperar nos EUA e deve chegar ao Brasil em breve, um novo negócio na área de recursos humanos. São empresas que estão se especializando em fazer pesquisas na internet sobre a vida dos candidatos.


Eles vêm comentários que as pessoas fazem nas redes sociais, em fotos, vídeos, para saber se o candidato pode ser contratado ou não. Muitos alegam que estão averiguando se há comentários contra negros, mulheres, comentários sexistas, se a pessoa aparece em situações sexualmente comprometedoras.

A discussão que tem surgido é que as pessoas não sabem se o que estão deixando na internet pode ser usado contra elas em algum momento. Outro ponto é até onde é justo trazer coisas da vida privada para a vida no trabalho?

Uma pessoa que estava buscando um cargo numa alta empresa americana e deixou de ser contratada por causa desse monitoramento. Ela tinha cerca de 15 álbuns de fotos em que aparecia segurando vários tipos de armas. Um outro mais jovem aparecia bastante sorridente e orgulhoso em frente a uma estufa com plantação de maconha.

Enfim, cada vez mais o que as pessoas escrevem vai ser investigado e já há uma série de empresas ganhando muito dinheiro nesse monitoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário