TÉCNICO EM AGRONEGÓCIOS
Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
Na segunda parte, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.
E na terceira parte estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.
Insumo é a combinação de fatores de produção diretos (matérias-primas) e indiretos (mão-de-obra, energia, tributos), e que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços.
No agronegócio os principais insumos são sementes, adubo, defensivos, maquinário, combustível, ração, mão de obra especializada, entre outros. Essa é a idéia básica de insumos dentro de agronegócio.
A produção é o trabalho do agropecuarista por meio do cultivo do solo e/ou criação de animais, independentemente do tamanho da área ou método utilizado. Importante passo para o êxito do processo é a utilização de técnicas modernas, preferencialmente com o acompanhamento de profissional especializado, como veterinários, agrônomos, zootecnistas.
É a transformação do produto agropecuário em subprodutos, que podem ser bens de consumo ou insumos para outros processos, como o leite, queijos, carnes, embutidos, ração, fios, corantes.
Caracteriza-se pelo transporte, processamento e distribuição dos bens agropecuários,e com a área de logística para diminuir os custos e sempre bem visada.
É o consumidor dos produtos agropecuários, que os recebe in natura ou processados.
Abscessos - foco de pus no interior de um tecido, órgão ou região do corpo.
Acabamento ou terminação - Fase do sistema produtivo destinada a preparar o animal para o abate.
GLOSSÁRIO DE AGRONEGÓCIOS
Abscessos - foco de pus no interior de um tecido, órgão ou região do corpo.
Acabamento ou terminação - Fase do sistema produtivo destinada a preparar o animal para o abate.
Acasalamento - época da realização das coberturas
Acurácia – tipo de precisão, eficiência.
Agronegócio - o conjunto de atividades relacionadas a um produto de origem agropecuária. O agronegócio abrange desde a produção de insumos, a produção primária (carne e peles), o abate e processamento, a distribuição e o consumo.
Alimentos concentrados - Alimento com baixo teor de fibra (menos de 18% de fibra bruta), a exemplo dos grãos, farelos de soja, polpa cítrica, etc.
Alimentos energéticos - Classe de alimentos com baixo teor de fibra bruta (menos que 18%) e menos de 18% de proteína bruta, a exemplo dos grão de milho e sorgo.
Alimentos Volumosos - Alimento com mais de 18% de fibra bruta, a exemplo das forragens verdes, fenos, silagens, restolhos culturais, etc..
Amabilidade materna - Cuidados e proteção dispensada às crias pela matriz. Esta característica, geralmente está associada à produção de leite da mãe, isto é, quanto maior a produção de leite, via de regra, melhor a habilidade materna. Todavia, existe variações entre raças.
Anemia - baixo índice de células do sangue.
Anti-térmico - medicamento utilizado para redução da temperatura corporal.
Argissolos - antigamente chamados de Podzólicos. São solos relativamente profundos e bem drenados.
Cadeia produtiva – Refere-se a integração entre os diversos elos compostos pelos atores e instituições que participam do processo produtivo, processamento e da comercialização de determinado produto.
Caducifólias – grupo de árvores cujas folhas caem durante a estação seca.
Capacidade de suporte – é a taxa de lotação máxima que irá permitir determinado nível de desempenho animal em um método de pastejo especificado, o qual poderá ser aplicado durante um período de tempo definido sem causar deterioração do sistema.
Características raciais – conjunto de caracteres fenotípicos tais como tipo, pelagem, conformação e desempenho produtivo que define uma população de indivíduos como pertencente ao mesmo grupo genético ou raça;
Ciclicidade - presença de ciclo estral ou de estro
Ciclo estral - período entre dois cios ou estro
Confinamento - Condição de completa estabulação dos animais.
Congestos - avermelhados (acúmulo de sangue).
Contato olfativo - relativo ao cheiro
Contato auditivo - relativo à audição
Contato visual - relativo à visão
Creep - Suplementação de crias, com volumoso e/ou concentrado, na fase de amamentação. feeding
Crostas - camada superficial endurecida localizada na pele.
Demanda reprimida - demanda que existe por um produto e que por razões diversas este produto tem sua produção restrita.
Desempenho produtivo – conjunto de valores médios para as principais características de interesse econômico relacionadas a produção dos animais, tais como pesos, ganhos em peso, idade ao primeiro parto, etc;
Diferimento – consiste em isolar do pastejo uma área de pasto para ser utilizada na época seca como fonte de volumoso (feno em pé). de pasto
Dormência – mecanismo desenvolvido por plantas da caatinga para se manterem vivas durante a estação seca, através da queda das folhas.
Efeito macho - Influência do macho sobre o início do aparecimento do cio nas fêmeas
Energia digestível - Conteúdo de energia dos alimentos subtraindo-se as perdas através das fezes.
Energia metabolizável - Conteúdo de energia dos alimentos menos as perda através das fezes, da urina e da produção de gás metano.
Escala de produção – oferta de grande número de animais de forma constante.
Escore corporal – é uma medida subjetiva da condição corporal do animal.
Faz-se a avaliação do escore através de palpação nas últimas vértebras do animal.
Espécies endêmicas – Espécies que ocorrem em todas as regiões
Estacionalidade - caracterizada por um movimento de oferta ao longo do ano devido à safra e entressafra, estações do ano, hábitos dos consumidores e outros fatores. de oferta
Estacionalidade – caracteriza-se pela concentração da reprodução dos animais em um determinado período do ano. reprodutiva
Estádio fisiológico - Diferentes condições do ciclo produtivo dos animais, como crescimento, prenhez, lactação, etc.
Estado sanitário - condição de saúde
Estro – a mesma coisa que cio.
Evaporação pulmonar – mecanismo utilizado pelos ovinos para a troca de calor com o ambiente.
Evapotranspiração – é uma medida da perda de água pela evaporação potencial
Exame clínico-andrológico - exame da condição de saúde geral e do sistema reprodutivo
Farelo de oleaginosas - Grupo de alimentos ricos em proteína bruta, a exemplo dos farelos de soja, algodão, girassol, etc
Fertilidade – capacidade do animal de ser fértil, de produzir crias.
Fitomassa – quantidade de massa seca acumulada em uma pastagem.
Fitomassa – quantidade de fitomassa que pode ser utilizada pelos animais para comporem sua dieta. pastável
Fotoperíodo – espaço de tempo ou duração da luz.
Gerenciamento da unidade produtiva – gestão, administração da propriedade rural
Globalização - conjunto de ações políticas, econômicas e culturais que objetivam a integração do mundo e do pensamento em um só mercado
Gramíneas - Grupo de plantas de folhas estreitas, colmo cilíndrico com entrenós e inflorescência em forma de panícula, conhecidas como capins. Exemplos: Capim-elefante e Capim-búffel.
Índice de aridez – é a relação entre a precipitação e a evapotranspiração potencial
Índice de concepção – é a relação entre o número de fêmeas prenhez e o número de fêmeas cobertas
Índice de desenvolvimento humano - o indicador utilizado para se medir o desenvolvimento de uma cidade, região ou nação costumava ser a medida de PIB per capita.
Intervalo entre partos - período entre dois partos
Latossolos - São solos profundos, muito bem drenados, homogêneos e altamente intemperizados e lixiviados. Tendem a teor teores de argila médios ou altos.
Leguminosa - Grupo de plantas de folhas largas, com vagens, ricas em proteína e capazes de fixar nitrogênio atmosférico. Exemplos: Leucena e Canafístula.
Lotação contínua – Presença contínua e irrestrita de animais em uma área específica durante o ano ou estação de pastejo
Lotação rotativa – tipo de pastejo caracterizado pela subdivisão das pastagens em piquetes, cujo uso intercala períodos de ocupação e de descanso.
Machos vasectomizados – machos submetidos a intervenção cirúrgica chamada vasectomia.
Manejo nutricional - Planejamento alimentar dos animais para atender suas necessidades nutricionais para crescimento, prenhez, lactação, etc..
Mimosina - Substância orgânica existente em leguminosas, a exemplo da Leucena e Jurema Preta.
Monta controlada - cobertura sob controle e acompanhamento do manejador
Mucolíticos - medicamento utilizado para expectoração (eliminação de secreção) em casos de distúrbios respiratórios.
Neossolos - Os Neossolos Litólicos eram anteriormente chamados de Solos Litólicos. São solos pouco profundos e, muitas vezes, cascalhentos. litólicos
Neossolos - São solos profundos, muito bem drenados e constituídos quase que inteiramente de grãos de quartzo do tamanho areia. quartzarênicos
Nódulos - pequenas estruturas (saliências) que podem ser observadas na pele.
Orquite - inflamação dos testículos
Palatabilidade – capacidade que tem um alimento de agradar ao paladar dos animais.
Período de ocupação de uma pastagem – é o período de tempo que uma área específica é ocupada por um grupo de animais ou por dois ou mais grupos de animais em sucessão.
Período de descanso de uma pastagem – é o período de tempo em que não se permite o uso de uma pastagem, ou seja, a área está em descanso.
Piquete – cada subdivisão de uma área de pastagem
Planossolos - São solos com fertilidade de baixa a moderada, apresentando normalmente baixos teores de matéria orgânica e deficiência em fósforo. háplicos
Plurípara – matriz que já pariu mais de uma vez
Primípara – fêmea em primeira gestação
Prolificidade - Número de crias nascidas por matriz parida. Este índice depende da raça e do estado nutricional da fêmea antes da cobrição
Proteína bruta - Conteúdo de nitrogênio dos alimentos multiplicado por 6,25.
Rufiação – ato realizado pelo rufião. Identificação do cio.
Rufião - animal utilizado para detectar o cio das fêmeas.
Silo cincho – espécie de tipo de silo formada a partir de anéis de metal de 3m de diâmetro e 0,5cm de altura. Tipo de silo indicado para armazenamento de pequenas quantidades de forragem.
Sistema de produção - Conjunto de atividades necessárias para a produção de determinado bem ou produto.
Super-pastejo – Caracteriza-se pelo pastejo intensivo e freqüente das pastagens, acarretando danos à vegetação, com possíveis perdas do valor forrageiro das pastagens.
Taxa de lotação – é a relação entre o número de animais e a unidade de área utilizada.
Urolitíase - presença de cálculos (pedras) na uretra (sistema urinário).
Vegetação arbórea – vegetação formada por árvores
Vegetação arbustiva – vegetação composta por arbustos (até 1,6 m de altura)
Vegetação herbácea – vegetação rasteira, formada em sua grande maioria por espécies anuais.
Vegetação xerófila – vegetação da Caatinga
Vigor híbrido ou Heterose - superioridade do desempenho produtivo da progênie em relação à média dos pais
Vasectomia – técnica cirúrgica de esterilização de machos.
Vertissolo - solos são adequados do ponto de vista químico, porém não apresentam atributos físicos favoráveis ao manejo, sendo muito duros quando secos, formando torrões compactos, e muito plásticos e muito pegajosos quando molhados, aderindo aos implementos agrícolas.