Criada em Israel, a janela
“touchscreen” ainda não tem data de lançamento. Em 2011, a
Toyota chegou a apresentar uma proposta parecida.
A
General Motors está desenvolvendo janelas para o banco traseiro do
automóvel, que funcionam como telas sensíveis ao toque. O nome do
projeto é Windows of Opportunity (Janelas da Oportunidade, em
inglês) e foi criado em uma universidade de Israel. Em 2011, a
Toyota chegou a apresentar um projeto parecido que foi produzido na
Europa.
A
marca desafiou estudantes do Laboratório do Futuro da Academia de
Arte e Design Bezalel a criar novos conceitos que estimulassem os
passageiros do banco de trás dos veículos a terem uma experiência
interativa e proveitosa durante o percurso. O briefing da montadora
pedia uma tela sensível ao toque e que desperte a curiosidade do
passageiro, aumentando também a sua interação com o meio externo.
A parte interessante, é que os estudantes tiveram total liberdade
para criar o que foi pedido, pois a General Motors não possui a
ambição de disponibilizar imediatamente o sistema no mercado.
Foram
criados diversos aplicativos para a janela interativa, como o
personagem Otto (que estimula o aprendizado sobre o meio ambiente de
forma divertida), o Foofu (que permite a utilização dos dedos para
desenhar na janela), o Spindow (que permite que o passageiro “espie”
a paisagem que outros usuários do mundo estão vendo) e o Pond (que
possibilita a troca de mensagens ou de músicas com outros usuários).
Para
mostrar como o sistema iria funcionar, os criadores desenvolveram um
protótipo em escala real de um banco traseiro e da janela de vidro
comum de um automóvel. Foi utilizado um sensor de movimento e um
sensor óptico disponibilizados pela EyeClick, para que a tela se
tornasse interativa.
Ítalo Câmara
Professor de Informática
Nenhum comentário:
Postar um comentário