terça-feira, 29 de maio de 2012

QUIXERAMOBIM SE PREPARA PARA FESTA DE SANTO ANTÔNIO

O município de Quixeramobim, no Sertão Central, se prepara para realizar mais uma festa alusiva ao seu padroeiro, Santo Antônio. Durante treze dias a rotina da cidade é alterada devido ao grande fluxo de pessoas que participam dos festejos. A festa de Santo Antônio de Quixeramobim é a segunda maior do Estado, ficando atrás apenas da de Barbalha, no Cariri.


A já tradicional festa é o principal evento no calendário quixeramobinense. O comércio da cidade ganha um colorido diferente com a chegada das barracas no entorno da Igreja Matriz, formando um verdadeiro shopping popular ao ar livre. As pessoas aproveitam a data para fazerem também as compras.


Além das atividades religiosas, a festa tem um grande foco cultural. Sempre após as trezenas, são realizados shows de música ao vivo, com bandas locais e apresentações artistas, no Barracão de Santo Antônio. O parque de diversões é também um atrativo, não apenas para as crianças, como para jovens e adultos.


Uma atração que promete marcar as comemorações deste ano é o show do Padre Reginaldo Manzotti, que será realizado na Praça da Prefeitura, no dia 04 de junho. “Estamos nos aproximando da festa de Santo Antônio e a expectativa é muito grande. Este ano, em especial, teremos a participação do Padre Reginaldo Manzotti em nossa festa. A gente espera que o povo se comporte de maneira segura, afinal sabemos que muita gente passará por Quixeramobim durante esses dias, então é bom sempre ficar mais atento e se Deus quiser teremos uma linda festa”, disse o Padre Adalto Farias, um dos organizadores da festa.

 
No período da festa do Padroeiro, mais precisamente nos dias 08 e 09 de junho, será realizado o Chitão de Santo Antônio, organizado pelo governo municipal e que promove a realização de show com bandas de forró na Praça da Prefeitura. As atrações deste ano ainda não foram divulgadas.

Raimundo Ítalo Câmara Pimentel
Professor Coordenador do Laboratório de Informática

segunda-feira, 28 de maio de 2012

VISITA TÉCNICA NO INSTITUTO CENTEC


No dia 10 de Abril de 2012, os alunos do Curso Técnico em Agronegócio juntamente com o Professor Coordenador François Saldanha, visitaram o Instituto CENTEC. 

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer na prática alguns assuntos e especificidades que abordam a temática do curso, facilitando assim a aprendizagem, inclusive o manejo prático dos alunos com equipamentos que dizem respeito a área proposta.

Na oportunidade, foi feita uma parceria entre Escola Profissionalizante e Instituto CENTEC, onde os dois Professores Coordenadores do Curso de Agronegócio da instituição se prontificaram a disposição da escola, um acordo que trará benefícios para os alunos do curso Técnico em Agronegócio.

AULA PRÁTICA DE TOPOGRAFIA

O Curso de Edificações (2º ANO B) teve algumas aulas de campo na disciplina de Locação Topográfica, onde a professora de base profissional, Adriana Alves, conseguiu uma parceria com o topógrafo Clayton Quariguazé, que gentilmente ofereceu parte do seu tempo para mostrar os equipamentos utilizados no levantamento de terra, como por exemplo o Teodolito e a Estação Total, este último o equipamento mais moderno e utilizado atualmente pelo Topógrafos.

Na oportunidade ele mostrou na prática como se utilizava os equipamentos e deu oportunidade para os alunos observarem e fazerem na prática o que se foi abordado em sala de aula.

Outro momento foi quando o Sr. Clayton mostrou na sala de aula como ele faz os cálculos utilizando somente fórmulas que ele mesmo aprendeu, sendo o que o citado topógrafo é um profissional autodidata.

FALAR BEM: FERRAMENTA PARA O SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL


Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideais, sentimentos, informação, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridos.

A palestra sobre como falar bem tendo como palestrante, Josemir Severo Coordenador escolar revelou a importância da comunicação e de como falar bem influencia bastante na vida profissional.

O medo também faz parte da comunicação e todos os dias somos desafiados em varias situações que exigem uma comunicação claro e objetiva, na palestra foram abordado algumas dicas como combater esses medos.

Para que passamos falar bem temos que desenvolver algumas qualidades dos quais serão: memoria, humor, criatividade e objetividade. Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como transmitia, ou de mão dupla como compartilhar. A comunicação é a representação da realidade,é partilhar emoção, informação.

João Marcos Nunes Caetano
Curso Técnico em Rede de Computadores
2º Ano D

AVALIAÇAO AMBIENTE MOODLE


Para muitas pessoas as avaliações semanais no ambiente MOODLE são muitas cansativas e até mesmo desnecessárias, mas é verdade que essas avaliações são muitos importantes, pois são semelhantes as provas externas e nos preparam para elas, além de aprimorar nossos conhecimentos nas disciplinas estudadas.

Também existem as provas bimestrais, estas com um volume maior de conteúdos, assim como as provas semanais têm um papel importante, pois nos auxiliam como estão nossos conhecimentos de uma forma mais ampla.

Essas avaliações no ambiente MOODLE trazem grande beneficio para a preservação do meio ambiente, já que não é utilizado o papel, substituído pelo o computador em um espaço virtual.

O problema que vemos não esta nas avaliações e sim em nós, que costumamos ver as coisas negativamente. Se houver preparação e pensamento positivo veremos o quão simples são as coisas e tudo mais fácil.

Antônia Juliana Marques Chaves
Curso Técnico em Logística
2º Ano C

sexta-feira, 4 de maio de 2012

FUNDAÇÃO CANUDOS ENTREGA MATERIAL DE ÁUDIO DA RÁDIO ESCOLA




A Fundação Canudos realizou nesta quarta-feira, 02, a entrega de todo material de áudio que deverá compor a programação da Rádio Escola Geração.com, da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, no município de Quixeramobim.

O projeto da Rádio Escola é resultado de uma parceria firmada entre a Fundação Canudos e a unidade de Ensino. A Fundação Canudos prestou assessoria à implantação, ministrou palestra e participou de reuniões com alunos e professores envolvidos no processo que culminou com a produção de todo material de áudio no estúdio da SM Publicidade, empresa pertencente ao Sistema Maior de Comunicação e parceira da Fundação Canudos nessa ação.

O projeto encabeçado pelo Grêmio Estudantil tem como proposta levar mais entretenimento, informação e descontração aos alunos durante o horário de almoço, que tem duração de uma hora, tendo em vista que a instituição funciona em tempo integral. Os programas foram escolhidos e montados pelos próprios alunos da instituição.

Preparação

Desde o início do ano, antes mesmo do projeto se tornar concreto, os jovens se encontravam para discutir a viabilização da Rádio Escola Geração.com, com o apoio do Núcleo Gestor que, atento ao interesse e a curiosidade dos alunos, deu todo o suporte para que os mesmos pudessem desenvolver com tranquilidade o projeto.

Equipamentos

Todos os equipamentos necessários para que a Rádio funcionasse de forma segura e com qualidade durante o intervalo do almoço, foram garantidos pela Escola. Climatizada, a sala destinada ao Grêmio Estudantil serve de estúdio para o bom desenvolvimento do trabalho.  

A Fundação Canudos, parceira do projeto, acredita que com iniciativas como essa, ocupando a juventude em projetos que os integrem à comunidade e estimulem a cidadania ajudam a combater as drogas e melhoram no desempenho escolar. 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

PROFISSIONAL REALIZADA ATIVIDADES NO DIA MUNDIAL DO TEATRO


A iniciação ao teatro existe desde os tempos primitivos, quando os homens ainda tinham a necessidade de imitar os animais como forma de comunicação. Hoje, as técnicas teatrais são utilizadas para incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e até mesmo a assimilação de conteúdo de matérias tradicionais na escola.

De fato, utilizar o teatro para aproximar os alunos do conteúdo escolar é uma boa saída para tornar as aulas mais interessantes e a EEEP Dr. José Alves da Silveira, Quixeramobim - CREDE 12, aproveita a oportunidade para realizar atividades alusivas ao Dia Mundial do Teatro, celebrado no dia 27 de março. Desenvolver a criatividade, promover a autocrítica e o senso de coletividade são apenas alguns dos benefícios citados por professores sobre a utilização de técnicas do teatro em sala de aula.

Programação:
  • 26/03: Seleção de alunos interessados em participar do grupo de teatro da Escola – Coordenação: Professor Samuel , uma parceria realizada com a Secretaria Municipal de Cultura;
  • 27/03: Apresentação da peça teatral intitulada “ O corcunda de Notre-Dame “, encenada por alunos do Curso de Agrimensura.
Coordenação: Carmêndio Rodrigues, Professor de Arte e Educação ;
  • 29/03: Participação na Semana de artes cênicas do SESC
  • Oficina: Mateus, o palhaço Nordestino e Espetáculo Teatral “Pratativando”. A Cia Mais Caras de Teatro

O referido espetáculo é uma homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré, através da mistura de música, emboladas, sapateado e poesia.

LANÇAMENTO DO PROJETO HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA


Aconteceu no último dia 23 de março, no Auditório da EEEP Dr. José Alves da Silveira o lançamento oficial do Projeto Histórias que o Povo Conta - Edição 2012.

Para dar inicio as atividades do Projeto foi convidado o escritor quixeramobinense, Bruno Paulino, que ressaltou a importância da leitura e da escrita como forma de preservar a memória do homem. Na oportunidade o escritor compartilhou a experiência da publicação do seu livro, Lá nas Marinheiras e outras crônicas”.

O projeto tem como objetivo principal despertar o gosto pela leitura e o aprendizado da escrita, para isso conta com o apoio das professoras de Língua Portuguesa que utilizarão as Oficinas de Redação para ensaios e correções das produções textuais.

Mensalmente será convidado uma pessoa para falar sobre a importância da leitura, contação de causos, poesias e outros estilos literários.

Os alunos estão bastante motivados para participarem do projeto e já estão contactando seus familiares mais antigos para anotarem suas histórias e no final do ano serem protagonistas da edição de um livro.

Esse projeto é uma iniciativa do NTE da CREDE 12, em parceria com o Centro de Multimeios e Laboratório Escolar de Informática.

quinta-feira, 29 de março de 2012

ESCOLA PROFISSIONAL FAZ PARCERIA COM ANIGER


 
A EEEP Dr. José Alves da Silveira, Quixeramobim - CREDE 12, através da Coordenação do Curso de Edificações, recebeu a doação de uma máquina de costura industrial, da empresa CALÇADOS ANIGER NORDESTE LTDA.

A referida máquina será utilizada pelos alunos do Projeto: ISOLAMENTO TÉRMICO: SOLUÇÃO ECONÔMICA E ECOLÓGICA, na costura das mantas de embalagens Tetra Pak que serão utilizadas no forro das residências e também na confecção de sacolas ecológicas e protetores usados em para-brisas de veículos.

A empresa está sediada no município de Quixeramobim há mais de 15 anos e oferece mais de quatro mil empregos diretos e indiretos. O setor administrativo da empresa ANIGER, tomou conhecimento dos projetos desenvolvidos pela Escola e demonstrou interesse na parceria, inclusive viabilizando campo de estágio para os alunos da escola.

terça-feira, 27 de março de 2012

ESCOLA PROFISSIONAL SEMEANDO A CULTURA DA PAZ


Com o objetivo de motivar e formar multiplicadores na área da educação para uma cultura de paz no espaço intra e extra escolar, o Projeto Promotores da Paz, idealizado pela EEEP Dr. José Alves da Silveira, neste ano de 2012, busca promover sempre todos os dias 22 de cada mês, momento solene, no qual, são reunidos alunos, professores, funcionários e membros da comunidade escolar, a fim de realizar o hasteamento da bandeira da paz, dentre outras ações constantes na programação que varia conforme a realidade vivenciada pela Instituição.
 No decorrer da execução do Projeto, busca-se formar uma consciência de solidariedade social, que contribua para o fortalecimento da consciência moral e a aquisição de valores éticos e humanos capazes fomentar a auto formação e de guiar o comportamento do indivíduo na família e na sociedade.
 O lançamento oficial do projeto, ocorreu neste dia 22 de março, quando todos os protagonistas da Escola se reuniram no pátio externo para participarem do momento solene. Na ocasião, todos foram acolhidos com música temática, animada por um grupo de alunos, sob a orientação e acompanhamento musical de um professor do Estabelecimento. Em seguida, alunos representantes dos cursos ofertados: Agrimensura, Agronegócio, Edificações, Logística, Nutrição e Dietética e Redes de Computadores, expressaram suas mensagens de paz e serenidade para os presentes, com o intuito de promover diálogos acerca da cultura de paz no âmbito escolar, familiar e social. Fechando o momento, o grupo de dança da Escola coreografou a canção “A paz” do grupo Roupa Nova, que, na sequência, que foi cantada por todos e acompanhada por instrumentos musicais.
Com isso, pretende-se formar redes de solidariedade humana que contribuam para o combate a violência, colaborando para a construção de um mundo melhor.

quinta-feira, 22 de março de 2012

EM BUSCA DAS BOTIJAS DO TEMPO


Caiu-me no colo essa semana um livro encantado, escrito por muitas mãos (bem hábeis) que sem opressão e com força criativa, bem souberam manusear a tinta azul do tempo e pintar estórias no papel. O livro “Histórias que o povo conta”, escrito pelos alunos do 1º ano da EEEP. DR JOSÉ ALVES DA SILVEIRA passa a ser muito mais do que uma simples publicação que busca relatar causos, mas tem a ver com uma atitude política a ser tomada.

A tradição oral é o mote do livro e sua força de produção, são os alunos-meninos que como os artesões no ato de bordar-escrevendo imortalizam as histórias que correm da boca para o ouvido, passam do povo para o povo, de cultura para cultura, macunaimicamente eles as transformam, dando-lhe novas cores, um outro começo, um novo final, sem nunca, porém, perderem sua alma (e como tem alma no livro!), que é a própria cultura da gente.

Dentre os muitos tesouros do livro, me chamaram atenção o grande número de narrativas ligadas as Histórias de Trancoso que são a partir de um dialogo migratório entre os tempos, as hoje bem populares Lendas Urbanas, prova mais do que viva de que as histórias não morrem, apenas se transformam, é o que se percebe, por exemplo, nos causos relatados em “O monstro bate à porta” – “O homem que virava bicho” – “A loira da Barragem” – “A mulher da estrada”.

Esse dialogo fica bem condensado no texto “O Barulho Misterioso”  onde o narrador  logo nos confessa  assistir ao filme de terror pop da cultura americana “Olhos Famintos” no dia anterior ao ouvir o tal barulho misterioso que o viria a assombrar. Esse dialogo entre as botijas de ontem e do hoje é a grande virtude do livro.

Os autores aterrizam discos voadores, correm com medo da perna cabeluda, do lobisomem, da porca preta, topam com a caipora, matam aula para insultar a loira do banheiro, fazem bicho virar gente, e gente virar bicho, tem um bode cego ensina como deve ser a relação homem-natureza.

Usufruindo de uma linguagem simples, os artesões retalham na língua do povo e no imaginário do povo, para assim, com a criatividade e irreverência típica da meninice, costurar e colar no papel o que foi ouvido.

Nos causos-contos-anedotas que o livro nos oferta é assim que funciona a tradição oral popular, numa mistura de personagens, enredos, mitos, épocas e lugares, sendo que a cada nova entoação as histórias são enriquecidas, pois quem “conta um conto aumenta um ponto” e ninguém narra uma história de mãos amarradas: o gesto é inevitável para o artesões da palavra, que tão bem souberam ouvir dos mais velhos para agora nos contar.


Bruno Paulino
Escritor

A PAZ POR BRUNO CAVALCANTE MOTA


 Amigos, sempre é possível ir mais longe, amara mais, viver mais, se arriscar mais. Tudo ao nosso redor está mudando. Estamos em tempo de distúrbios, o mundo não para de mudar.
Toda a humanidade se deixou levar pelo medo, violência, loucura, desordem. Nossas ações de hoje afetarão as 05 gerações futuras e serão nossos filhos e netos que irão receber as consequências, seja para bem ou para mal.
Precisamos de um mundo novo, melhor, mais justo, mais humano, até porque não vale a pena viver sem uma boa causa para morrer. Em 2030 pode ser que o mundo não seja o mesmo de hoje; pode ser que ele esteja melhor ou pior do que é agora.. Tudo dependerá do que fizermos no presente.
Há caminhos, há instintos, há escolhas. Você pode segui-los ou pode mudá-los. Assim é o destino, nos deixa fazer algo sem se preocuparmos com o que fazemos e com as consequências que aquilo poderá ocasionar se você vai em frente ou volta atrás, se amamos ou odiamos, se nos afundamos na guerra ou salvamos a paz, tudo isso depende simplesmente de cada um de nós.
Deve se deixar guiar pela intuição e confiar. Confiar que podemos mudar o mundo com a única arma que temos. Confiar que o amor seremos capazes de salvar a paz, pois no mundo ela começa quando as palavras se calam e os gestos se multiplicam.
Bruno Cavalcante Mota

Curso Técnico em Edificações

2º Ano B

sexta-feira, 16 de março de 2012

JANELA INTERATIVA PARA AUTOMÓVEIS


 Criada em Israel, a janela “touchscreen” ainda não tem data de lançamento. Em 2011, a Toyota chegou a apresentar uma proposta parecida.

A General Motors está desenvolvendo janelas para o banco traseiro do automóvel, que funcionam como telas sensíveis ao toque. O nome do projeto é Windows of Opportunity (Janelas da Oportunidade, em inglês) e foi criado em uma universidade de Israel. Em 2011, a Toyota chegou a apresentar um projeto parecido que foi produzido na Europa.

A marca desafiou estudantes do Laboratório do Futuro da Academia de Arte e Design Bezalel a criar novos conceitos que estimulassem os passageiros do banco de trás dos veículos a terem uma experiência interativa e proveitosa durante o percurso. O briefing da montadora pedia uma tela sensível ao toque e que desperte a curiosidade do passageiro, aumentando também a sua interação com o meio externo. A parte interessante, é que os estudantes tiveram total liberdade para criar o que foi pedido, pois a General Motors não possui a ambição de disponibilizar imediatamente o sistema no mercado.

Foram criados diversos aplicativos para a janela interativa, como o personagem Otto (que estimula o aprendizado sobre o meio ambiente de forma divertida), o Foofu (que permite a utilização dos dedos para desenhar na janela), o Spindow (que permite que o passageiro “espie” a paisagem que outros usuários do mundo estão vendo) e o Pond (que possibilita a troca de mensagens ou de músicas com outros usuários).

Para mostrar como o sistema iria funcionar, os criadores desenvolveram um protótipo em escala real de um banco traseiro e da janela de vidro comum de um automóvel. Foi utilizado um sensor de movimento e um sensor óptico disponibilizados pela EyeClick, para que a tela se tornasse interativa.

Ítalo Câmara
Professor de Informática 

 



RECORDAÇÕES - POR ALINE DOS SANTOS


Era noite de chuva. Mais um dia exausto tinha se passado e eu tentava encontrar meu remédio. Não havia barulho pelas ruas. Provavelmente as crianças já estavam dormindo. Era a ocasião perfeita para descansar.

Mas não precisava ter pressa. Tudo tinha seu tempo. Preparei o jantar com muito carinho, pus à mesa meus melhores pratos e resolvi colocar o meu melhor vestido. O som da chuva no telhado me dava a sensação de renascimento. Eu ansiava pelo momento em que eu pudesse estar a sós com ele. E finalmente a espera acabou.

Depois do jantar e do banho, sentei-me no sofá com meu cobertor e meu copo de leite. Sem nada que pudesse atrapalhar aquele momento encantador do meu dia. Então o liguei. Eram as vozes, as recordações que eu mais precisava ouvir. O locutor da saudade finalmente abriu os portões da emoção. Eu agora estava feliz ouvindo meu rádio. Pouco me importava o mundo lá fora, porque eu estava com aquilo que mais amava. Aquele velho objeto que me trazia as lembranças boas que o tempo levou.

Antônia Aline da Silva dos Santos
Curso Técnico em Logística

GÍRIAS DA INTERNET - TODO CUIDADO É POUCO


Quando você entra numa Rede de Relacionamento por exemplo MSN, ORKUT, TWITTER, FACEBOOK acaba se deparando com algumas expressões curiosas, que acabaram se tornando muito comuns: “q tc, e vc, tb to”.

Essas expressões são comuns e sozinhas construíram um mundo paralelo, onde as pessoas se entendem. Elas geraram muitas discussões sobre o desuso da língua portuguesa, mas não há quem não use-as.

É difícil hoje na internet você entrar num bate-papo ou mensageiro e não ler essas palavras abreviadas ou reinventadas. Muitos estudiosos consideram a evolução da língua, mas reconheço que é uma viagem dessas pessoas. Na verdade acho que é só uma forma preguiçosa de escrever num lugar que exige rapidez, já que não se pode deixar as outras pessoas esperando.

Dificilmente eu as uso, mas sempre recorro à minha língua mãe para textos mais “cabeça”, como esse. Abaixo listo algumas das gírias mais comuns na internet. (Se alguém conhecer mais por favor mande pra cá que eu atualizo o Post).



abrass / abs = abraço
add = adiciona
akele = aquele
amnha = amanhã
axo = acho
bj = beijo
blz = beleza
c = você
cmo = como
cversa = conversa
dexo = deixo
eh = é
fik = fica
fla = falar
flo = falou
flw = falou
fmz = firmeza
kd = cadê
kd = cadê
kkkkk / hauahau / rsrsrs = risada
lek / mlk = moleque
mto = muito
ñ = não (ou simplesmente n)
noss = nossa
nunk = nunca
nvo = novo
obg = obrigado/obrigada
off = offline
on = online
otro = outro
pvo = povo
q = que
qndo = quando
qr = quer
S2 / <3 = coração ou amor
td = tudo
tp = tipo
vai kh = vai c*a*g*a
vc = você
vlw = valeu
xau = tchau
$%#%$#%$#%$ = palavrão


Acho que todo mundo que está lendo isso já usou essas gírias, mas você usaria essas palavras para um texto sério?

E você escreveria seu Currículo com ela?

O problemas é que as vezes podemos esquecer que essas gírias só utilizamos na Internet.

Muito cuidado.

ATALHOS PARA O KDE E GNOME



KDE:

Alt+F1 = Exibe o menu K.

Alt+F2 = Exibe a janela executar comando.

Alt+F3 = Menu da Janela ativa.

Alt+F4 = Fechar janela ativa.

Alt+F5 = Mostra os programas em execução em todas as áreas de trabalho.

Alt+tab = Alterna entre os aplicativos abertos na área de trabalho.

Ctrl+Esc = Mostra o gerenciador de processos.

Alt+CTRL+k = alternar para o próximo Layout do teclado.

Ctrl+Alt+D = Mostrar a área de trabalho.

Ctrl+Alt+Esc = Mata processos (Xkill), clique sobre a janela do aplicativo que deseja "matar", para cancelar pressione Esc.

CTRL+FN = Vai para a área de trabalho de número N como em: CTRL+F1,CTRL+F2 etc.

CTRL+Tab = Alterna entre entre as áreas de trabalho virtuais.

Alt+CTRL+Insert = Trocar de usuário.

Alt+CTRL+L = Bloquear Sessão.

Ctrl+Alt+Del = Para fechar a Sessão ou desligar o micro.

Alt+CTRL+Shift+Delete = Sair sem confirmação.

Ctrl+Alt+Backspace = Reinicia o servidor X (em qualquer "ambiente" gráfico não apenas no KDE).

Ctrl+ALT+F1= Volta para o modo texto, onde você terá que se logar novamente. Para voltar à Área de trabalho que estava antes, CTRL+ALT+F7

Para adicionar ou editar os atalhos existentes no KDE : Alt+F2 digite kcontrol e va em Regional & acessibilidade > Atalhos do teclado.



GNOME:

Alt-F2: Executar Aplicação

Alt-F1: Abre o Menu Aplicações

Alt-F9: Minimiza a Janela Ativa

Alt-Tab: Alterna entre os programas abertos

Ctrl+Alt+Seta para Esquerda: Move para o Desktop da esquerda

Ctrl+Alt+Seta para Direita: Move para o Desktop da direita

Ctrl+Alt+Shift+Seta para Esquerda: Move Aplicação atual para Desktop da esquerda

Ctrl+Alt+Shift+Seta para Direita: Move Aplicação atual para Desktop da direita

Ctrl+Alt+L: Bloquear Tela

Ctrl+Alt+Del: Sair

Ctrl+Alt+Backspace: Reinicia o GNOME (CUIDADO)

quinta-feira, 15 de março de 2012

ESCOLA PROFISSIONAL REALIZA CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE


 Educadores e educandos da EEEP Dr. José Alves da Silveira, Quixeramobim, realizaram uma campanha de arrecadação de alimentos, material de higiene pessoal e de limpeza para doar aos 35 idosos da Casa do Ancião Santo ”Antônio de Quixeramobim”. 

A instituição, que completa neste ano de 2012, seu 40º aniversário é coordenada pela Irmã Ernestina da Congregação das Irmãs da Misericórdia de Verona, sendo apoiada financeiramente pela PIA, contando também com o apoio da Prefeitura Municipal e a colaboração de pessoas da comunidade através de doações.

A campanha de arrecadação, fez parte das atividades da I Semana de Tecnologia, e contou com a adesão dos alunos que contribuíram de forma espontânea.

A solidariedade é um dos valores cultivados pela Instituição que busca através de ações concretas desenvolver atitudes voltadas para o compromisso humano, ético e social. Foi notória a emoção dos alunos ao visitar os idosos que os receberam com muito carinho.  

A casa do Ancião é reconhecida não só pela sua estrutura, bem como pelas atividades que desenvolve e, principalmente, pela atenção e o carinho com que trata todos os idosos que nela residem.

quarta-feira, 14 de março de 2012

EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Após a realização das atividades de nivelamento com os alunos do 1º ano do ensino médio integrado da EEEP Dr. José Alves da Silveira – Quixeramobim - CREDE 12, observou-se que as notas de ingresso dos alunos não correspondiam ao nível de aprendizagem real dos alunos, o que ficou demonstrado pelos resultados das primeiras avaliações, especificamente em relação à disciplina de Matemática.

Inicialmente, foi apresentado aos alunos o resultado do diagnóstico das dificuldades apresentadas pelas turmas e algumas propostas de intervenção no problema foram levantadas.

Analisando as possibilidades apresentadas, optou-se por adotar a experiência de Aprendizagem Cooperativa, no qual os estudantes com maior domínio dos conteúdos de matemática atuam como monitores.

Cada monitor é responsável pelo acompanhamento à um grupo de 04 alunos com baixo desempenho. Os grupos reúnem-se no horário de intervalo após o almoço e, durante 01 hora, resolvem exercícios e tiram dúvidas que não ficaram bem esclarecidas em sala de aula.

Nos grupos, os participantes fortalecem laços de amizade, trocam conhecimentos e experiências, servindo de apoio mútuo para superar as dificuldades encontradas. Além disso, o projeto tem como objetivo promover a união, a ajuda mútua entre os alunos e o fortalecimento do jovem como protagonista da comunidade escolar e da sociedade.

Os alunos monitores são acompanhados pelos professores de Matemática: Ewerton Sousa e Cleginaldo Moreira , que sugerem orientações metodológicas e colocam-se como parceiros dos alunos.

sexta-feira, 9 de março de 2012

BLOG DO CRISANTO TEIXEIRA FAZ HOMENAGEM AS MULHERES DA ESCOLA PROFISSIONAL DE QUIXERAMOBIM

Pelo transcurso do “Dia Internacional da Mulher” – O Blog do Crisanto Teixeira, veículo de comunicação de multimídia na rede mundial de computadores – Internet, se associa a todas as mulheres brasileiras, em particular na pessoa da gestora educacional - professora Maria Josimar Saraiva do Nascimento, diretora da EEEP Dr. José Alves da Silveira. Trata-se de uma mulher de fibra e batalhadora, casada, mãe de um filho de seis anos. É natural de Quixeramobim com origem no Distrito de Paus Brancos, e tudo que conseguiu na vida deveu-se graças a muito estudo, trabalho, dedicação e competência.

Nossa Professora homenageada possui duas graduações, Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literatura e Pedagogia; possui especialização em: Planejamento Educacional – UVA (1998), Especialização em Gestão Escolar – UDESC (2005) e Cursando Especialização em Educação Profissional – IFPR. Como experiência profissional destacamos:  Diretora Geral da EEFM Cel. Humberto Bezerra (2005 a 2010) 06 anos, Coordenadora Pedagógica da EEFM Cel. Humberto Bezerra (1999 a 2004) 05 anos.

Professora do Curso de Pedagogia em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (1998 a 2003) 05 anos - Disciplinas ministradas Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino dos Estudos Sociais, Prática de Ensino e Planejamento, Estágio Supervisionado I e II, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Estágio Supervisionado no Curso de Habilitação em Matemática e Física, entre outras experiências adquiridas.  Todas as mulheres, em particular as profissionais do segmento do magistério, sintam-se homenageadas na pessoa da professora Josimar Saraiva.
Nossa protagonista, recentemente ao participar de evento (Feira de Ciências), em nível de estado ficou em segundo lugar, o que a credenciou juntamente com outros seis alunos de participar da etapa nacional a ser realizada noutro estado. Para a estudante Bruna Moreira de Sousa, a partir de 1960 as mulheres iniciaram esse processo de conquistas, onde está cada vez mais presente a busca pelo conhecimento.  A escolha para Bruna participar de nossa entrevista-homenagem se deu através do processo de votação, o que demonstra ser muito querida pelos colegas.

“Hoje, o preconceito já não representa muito; as coisas estão mudando e ensejando que as mulheres possam ser destaque em todos os segmentos, inclusive na política; antes de 1960, as mulheres eram preparadas para o casamento e aprendiam as prendas do lar, para se qualificar e conseguir um bom partido”, destaca Bruna Moreira de Sousa. Todas as mulheres, em particular o segmento estudantil (EEEP Dr. José Alves da Silveira), sintam-se homenageadas na pessoa da estudante Bruna.

Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.

terça-feira, 6 de março de 2012

PROJETO ISOLAMENTO TÉRMICO

Estudantes do curso de Edificações produzem mantas de isolamento térmico a partir de caixinhas de leite.

Quixeramobim Para muitos, a problemática do lixo termina na porta de casa. Basta juntar os restos em sacos plásticos, colocá-los à disposição na calçada e esperar que o material seja levado, certo?

Infelizmente, essa é a rotina da maioria dos lares no Ceará. Só em Fortaleza, por exemplo, são coletadas 3.400 toneladas de lixo por dia. Poucas pessoas separam o material que pode ser reaproveitado daquele que, de fato, não tem mais utilidade.

Percorrendo alguns dos cenários que envolvem essa questão, o Diário do Nordeste Online produziu um hotsite especial sobre a reciclagem no Estado

Abordando desde as perspectivas de melhoria no setor, passando pelas formas de reaproveitamento do alumínio, nossa equipe trouxe histórias de gente que dá um rumo diferente ao que chama-se de lixo.

Exemplos de consciência ambiental como a dos alunos da Escola Profissionalizante Doutor José Alves da Silveira, em Quixeramobim, no Sertão Central. Por lá, os estudantes vêm produzindo mantas de isolamento térmico a partir de caixinhas Tetra Pak. Com baixo custo e ainda ajudando na diminuição da poluição, o projeto tornou-se referência entre alunos, professores e comunidade.

Batizada de "Isolamento Térmico: solução econômica e ecológica", o projeto surgiu após os estudantes observarem que o teto do refeitório da escola era revestido de alumínio industrializado. Com uma temperatura agradável à sombra, a turma decidiu pesquisar mais sobre o metal. "Eles estudaram o alumínio e descobriram que as embalagens Tetra Pak continham o material. Começaram a fazer testes com as caixinhas no laboratório de física e tiveram a ideia de produzir uma manta térmica", relembra Adriana Araújo Alves, professora e também coordenadora do curso de Edificações.

Das aulas teóricas para a prática, foi um pulo. As primeiras descobertas no laboratório foram suficientes para levar os alunos a campo. Devidamente orientados, eles visitaram residências de famílias de baixa renda de Quixeramobim à procura do melhor lugar para testar a manta.

"Escolhemos a casa de um dos nossos colegas, porque ficava na periferia, no bairro Maravilha, onde as condições eram restritas e seria mais fácil de acompanhar o processo", garante Guilherme Farias, do 2º ano de Edificações, integrante do projeto.

Ideia em prática

Durante uma semana, a manta ficou na sala da casa de Jeferson Brendan, também do 2º ano. Ele recorda que "quando chegava da rua, o calor era imenso. A sala era o ambiente mais quente".

A mudança com a instalação da manta térmica foi nítida: diminuição média de 9 graus. Crysna Arruda, outra integrante do projeto, explica que os moradores foram orientados a anotar a temperatura sempre por volta das 13h, "período de sensação térmica mais elevada", garante.

Os gráficos, fotos e demais dados foram todos registrados no caderninho de campo e no blog (http://www.projetoisolamentotermico.blogspot.com). A repercussão do experimento estimulou a competição saudável. "Esse projeto despertou o interesse dos outros alunos a estarem envolvidos, seja dando continuidade ou trazendo algo inédito. Nós trabalhamos o conceito de replicabilidade, que é aplicar na sociedade o que foi aprendido na escola", comemora a diretora da instituição, Maria Josimar.

Viabilidade comercial

Empolgados com as possibilidades a partir da reciclagem das caixinhas, alunos e professores, agora, tentam conseguir uma máquina industrial, que deve ajudar a aumentar a produção de mantas e viabilizar a comercialização em massa dos produtos, seja para atender a comunidade ou oferecer o serviço a empresas do setor imobiliário.

Mais informações