Os alunos da EEEP Dr. José Alves da Silveira, visitaram a exposição “O Fantástico Corpo Humano”, em Fortaleza, no 5º piso do estacionamento coberto do Shopping Iguatemi.
A exposição já foi vista por mais de 11 milhões de pessoas ao redor do mundo e está dividida em nove galerias, com 10 corpos completos e 150 espécimes de órgãos humanos que ajudam os visitantes a entenderem melhor o funcionamento do seu próprio corpo e os porquês dos males que os acometem. Os modelos utilizados são corpos de seres humanos que passaram por um processo de plastinação, uma espécie de mumificação moderna, explicou o estudante de medicina que orientou a visita.
Segundo ele, a mostra foi originada de uma pesquisa desenvolvida na China (daí a origem dos corpos), por um grupo de médicos alemães. Foram eles os responsáveis por criar a técnica da plastinação, que até 2007 era usada apenas para fins educativos em hospitais e faculdades. Ela permite a conservação dos corpos através da dissecação dos mesmos e a utilização de produtos que ajudam a recuperar a aparência original das estruturas.
Dessa forma, os alunos acompanhados do professor de Biologia Jackson Martins tiveram a chance de ver todos os órgãos e tecidos do corpo humano no seu formato e cores reais, como se estivessem em pleno funcionamento. “Foi uma experiência fantástica e uma oportunidade única em nossas vidas”, afirma a aluna Fábia Maria dos Santos Nascimento, que sonha em cursar medicina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário