Procure pesquisar em fontes (livros, apostilas, enciclopédias e sites) confiáveis ou com indicação de seu professor. Lembre-se que, principalmente na Internet, existem informações corretas e incorretas.
Não transforme seu trabalho numa simples cópia de livros ou sites. Usando deste artifício, além de você não aprender nada, ainda corre o risco de tirar uma nota baixa.
Leia o material pesquisado, estude e elabore um bom resumo, destacando as principais informações levantadas e escreva um texto com suas próprias palavras.
Cuidado com a redação do trabalho. Faça sempre uma correção com o propósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais, pois isso compromete a credibilidade tanto da apresentação quanto de sua formação;
Peça para algum amigo ou professor para ler seu trabalho. Para você o trabalho pode estar muito bom e claro, mas uma segundo opinião é sempre bem vinda.
Quando utilizar imagens, procure sempre colocar legenda. As fotos e figuras não servem somente para ilustrar o trabalho, mas também são ótimas referências e fontes de informação, como também ajudam a plateia a fixar o conteúdo que você está transmitindo;
Formate os textos de sua apresentação de forma que o público consiga ler de forma legível. Inclua o título, use letras minúsculas, exceto o TÍTULO, não use letras pequenas demais,utilize no máximo 7 linhas e 7 palavras por linha. Tenha bom senso na escolha das cores das letras e plano de fundo, para que um não se confronte com o outro;
Não coloque muito texto nos slides de sua apresentação, pois eles tornam-se cansativos para o público;
Estude e treine a sua apresentação, não fique lendo o que está escrito no slide, pois isso soa como falta de preparo. Calcule o tempo da sua apresentação;
Seja prevenido e tenha a apresentação salva em mais de um local, por exemplo, em CD e Pen-drive,verifique e teste tudo antes;
Seja firme e positivo,fale devagar, com clareza, motivação e olhando para a plateia, responda às perguntas que lhe forem colocadas.
ÍNDICE
Relação dos assuntos abordados em seu trabalho e distribuição temática.
INTRODUÇÃO
Neste item você vai explicar rapidamente do que se trata o trabalho e o que você pretende com ele.
DESENVOLVIMENTO
É o miolo e a parte mais importante do trabalho. Desenvolva um texto claro e objetivo, explicando o assunto abordado, dando exemplos, citando trechos de livros (sempre entre aspas e com citação bibliográfica), levantando hipóteses etc.
CONCLUSÃO
Coloque seu ponto de vista sobre o assunto e encerre o texto com sua conclusão final.
“O que eu aprendi”? Dê um fecho para a apresentação.
REFERÊNCIA
Não esqueça de citar todos os livros, apostilas, sites e outros materiais que você utilizou em seu trabalho.
A arte de falar em público constrói-se no dia-a-dia através da experiência e da cultura. Os principais requisitos continuam a ser a vontade e a determinação, quem quer falar em publico pode e consegue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário