segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PROJETO HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

Confira passo a passo o nosso projeto e veja como ficou muito legal.

Depois é só comentar.


MELHORES MOMENTOS 2011

Veja o vídeo dos nossos melhores momentos, desde a construção até o Natal 2011.

Acesse e comente o que achou.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ALUNOS DA EEEP DR. JOSE ALVES DA SILVEIRA PUBLICAM LIVRO INTITULADO “AS HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA”.



 No próximo dia 16/12, as 16h ocorrerá na EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA, em Quixeramobim, a sessão de autógrafos do livro intitulado “AS HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA”.

O conteúdo do livro foi constituído por meio de um projeto realizado pelos alunos , com a coordenação dos professores do Centro de Multimeios e Laboratório Escolar de Informática. O principal objetivo desse trabalho é desenvolver o ensino crítico do aluno e assim compreender definição de História, como ciência que se refere ao passado, algo real. E estória que é o conto, algo inventado ou escrito por uma pessoa (ficção).


A coletânea de textos é baseada em relatos orais fornecidos por diversas pessoas da comunidade que atenderam o convite da escola e socializaram com os alunos suas experiências e conhecimentos. Estes, após a escuta atenta, transcreveram as histórias e acrescentaram detalhes conforme sua imaginação e visão de mundo.

Desse modo, não podemos assegurar que todas as narrativas sejam reais. Isto não importa: verdade ou fantasia, riso ou drama. Para o interlocutor, o essencial é mergulhar fundo nas leituras, permitindo-se sentir prazer com essa divertida aventura.

Venha partilhar desse momento especial.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PROJETO DESENVOLVIDO NA EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA CONQUISTA MEDALHA DE PRATA NA V FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS E CULTURA


 As alunas do Curso Técnico em Edificações Bruna Thalya da Silva e Eduarda Maria Farias Silva, sob a orientação do professor Osmar Batista da Silva, conquistaram medalha de prata na V Feira Estadual de Ciências e Cultura do Estado do Ceará com o projeto: O movimento dos ventos gerando energia e solução, na área das Ciências da natureza e suas Tecnologias.

Além das medalhas de prata as alunas receberam credenciais para participar de feiras nacionais que serão realizadas em 2012. Esta premiação reflete o esforço pessoal e profissional de todos os envolvidos, o qual merecem o nosso reconhecimento.

Parabéns a todos os alunos e educadores da EEEP Dr. José Alves da Silveira que tão bem representaram esta entidade educativa, o município de Quixeramobim e a CREDE 12, que destacam-se no cenário estadual através da investigação e do estudo das ciências.

PROJETO DA EEEP DR. JOSE ALVES DA SILVEIRA É NOTÍCIA NA ADITAL JOVEM DA AMÉRICA LATINA

Com a manchete: Estudantes utilizam caixas de leite e sucos para diminuir temperatura interna de residências, a jornalista Karol Assunção publicou matéria, no dia 05/12/2011, na Adital Jovem da América Latina, destacando o projeto Isolamento Térmico: uma solução econômica e ecológica, dos alunos do curso Técnico em Edificações da EEEP Dr. José Alves da Silveira em Quixeramobim – Ceará.

Através desta ação o projeto ganha visibilidade internacional difundindo assim a tecnologia utilizada. A jornalista destaca ainda, a participação da equipe na V Feira Estadual de Ciências e Cultura realizada no período de 06 à 09/12/2011 no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, evento que reuniu mais de 150 projetos de escolas públicas de todo o estado do Ceará.

Para conferir a matéria na integra acesse: http://www.adital.com.br/

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS


1. AUTOMATICAMENTE NÃO CONFIE EM TODOS.
Quando procura de vítimas, os criminosos aproveitam-se frequentemente os níveis de confiança nos meios de comunicação social. Eles postam golpes – um popular é pedir às pessoas para enviar dinheiro. Eles também se disfarçam de amigos em potencial – “você não me conhece, mas nós seguimos a mesma estrela de cinema famosa e têm muito em comum!” – Entre outros atos desonestos.

2. FAÇA PERGUNTAS ANTES DE CLICAR EM UM LINK.
Um monte de malware mostra-se através de ligações por amostragem ou através de atualizações de status em sites de mídia social. Se você não tem certeza sobre o link, especialmente se for um URL encurtada, pergunte ao remetente se ele é legítimo.

3. NÃO INCLUA MUITA INFORMAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO.
Todo mundo adora receber cumprimentos de aniversário, então vá em frente e compartilhe a data. Mas, adicionando o ano em que nasceu -, juntamente com seu endereço residencial completo, números de telefone e outras informações pessoais – dá aos criminosos detalhes suficientes sobre você roubar sua identidade. 

4. ACEITAR PEDIDOS DE AMIZADE COM CAUTELA.
Somente aceitar pedidos de amizade de pessoas que você conhece. Se você não tiver certeza, envie uma mensagem para perguntar como você sabe que o outro ou vê-los no Google ou Snopes.com para certificar-se de que o pedido não é uma fraude.

5. NÃO ANUNCIAR SEUS PLANOS DE FÉRIAS.
“Fotos das férias são uma ótima maneira de compartilhar de seu divertimento da família com os amigos, mas dizendo a cada um de seus amigos do Facebook que você estará em viagem por uma semana só estará convidando os problemas para sua vida real. Espere até que você volte pra casa para compartilhar informações sobre suas férias nas redes sociais.

6. NÃO TIRAR PROVEITO DAS CONFIGURAÇÕES DE PRIVACIDADE – E INCENTIVE SEUS AMIGOS A FAZEREM O MESMO.
Um amigo meu teve problemas com um parente que estava acompanhando os seus comentários (e os comentários do próprio) em páginas de outros amigos, tudo porque seus amigos – não ele – teve seus locais abertos a todos.

Vale a pena conferir esse vídeo: 



 

 

 

ULTRABOOKS PODEM ACABAR COM O TABLETS E ATÉ MESMO COM O MACBOOK AIR


 Os tablets já ganharam sua parcela de mercado e estão em plena ascensão. Desde o lançamento do primeiro iPad, esse tipo de tecnologia vem se tornando mais popular e novas empresas entram na disputa a cada semana. Contudo, outro tipo de aparelho pode chegar para acabar com essa “soberania” das pranchetas digitais.
Muita gente já aponta os ultrabooks como o futuro da informática. Com os primeiros modelos agendados para o início do próximo ano, esses aparelhos unem a mobilidade dos tablets com o desempenho dos laptops, virando aquilo que todo mundo um dia sonhou em ter.

Além disso, vários rumores apontam, como sugerem fontes do site DigiTimes, que alguns desses ultrabooks já virão com telas sensíveis a toque, algo que seria muito beneficiado com as funcionalidades oferecidas pelo Windows 8. Na prática, isso significa que teríamos um computador capaz de realizar as mesmas tarefas que seu desktop, mas com a mesma praticidade de usar de um iPad ou Galaxy Tab.

O fato de o sistema da Microsoft estar presente não torna os ultrabooks uma ameaça somente aos equipamentos com iOS e Android, mas ao próprio MacBook Air. Isso porque teríamos um SO que já rivaliza em outras plataformas com a adição de ser tão fácil de carregar quanto os notebooks da Apple.

Já em termos de simplicidade de uso, o Windows 8 também parece acabar com os problemas de interface que vários nomes da indústria criticaram nos laptops com touchscreen — incluindo o próprio Steve Jobs. Como a empresa de Bill Gates já havia exibido anteriormente, a tela de uso do sistema funciona muito bem na ponta dos dedos e pode ser, realmente, uma grande dor de cabeça ao mercado de tablets.

Ítalo Câmara
Professor Coordenador do Laboratório de Informática


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

GESTORA DA EEEP DR JOSE ALVES DA SILVEIRA PARTICIPA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇAO EM EDUCAÇAO PROFISSIONAL

Esta sendo realizado, em Curitiba, no período de 05 a 09 de dezembro, o Curso de Especialização para Gestores dos Sistemas Estaduais de Ensino Profissional e Tecnológico, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). O curso tem como objetivo capacitar professores de todo o Brasil para atuarem como diretores na área de ensino técnico.

No encontro, esta sendo destacado a importância do “Programa Brasil Profissionalizado”, sobretudo para as regiões norte e nordeste do País. No caso do Ceará, no qual a educação profissional está tendo significativo avanço e reconhecimento da sociedade. Do estado do Ceará, na IV turma , participam 04 gestores, entre eles a Diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, de Quixeramobim, professora Maria Josimar Saraiva do Nascimento.

A gestora, destacou a importância da integração entre a formação geral e a profissionalizante, enfatizando que tal ação possibilitará uma nova era na formação dos jovens cearenses que a partir de então passam a ter perspectivas de futuro muito promissoras. A gestora enfatizou ainda a importância da especialização, citando o forte fio condutor de todo o processo de formação integrada do jovem que deve partir do Projeto Político Pedagógico da Escola, consoante com o Plano de Ação Anual da mesma.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA REALIZA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE INFLUENZA A H1N1


Com a confirmação de alguns casos de transmissão da Gripe H1N1 na região do Sertão Central, o Núcleo Gestor da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, localizada em Quixeramobim, adotou medidas de de prevenção objetivando divulgar informações sobre a doença. A unidade promoveu palestra sobre o assunto para todas as turmas com orientações básicas sobre o contágio e as formas corretas de higienização.
Na oportunidade foi entregue um panfleto com as seguintes recomendações:
  • Renovar o ar do ambiente, abrindo portas e janelas das salas de aulas durante, pelo menos, uma hora a cada dia;
  • Limpar diariamente sujidades dos ambientes coletivos, de preferência com pano umedecido com água e hipoclorito;
  • Limpar componentes de climatização em intervalos preconizados pela ANVISA;
  • Assegurar, nos ambientes coletivos, a presença de pia com água corrente e sabão, ou dispositivo com álcool-gel a 70% para limpeza frequente das mãos;
  • Os alunos com sintomas de gripe ou qualquer doença respiratória infecciosa devem evitar ambientes coletivos, procurar um serviço de saúde para avaliação, ingerir bastante liquido, manter repouso relativo e só retornar a Escola 48hs após o desaparecimento dos sintomas;
  • Higienizar as mãos com água e sabão, ou álcool a 70ºC antes das refeições, antes de tocar olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca após contato com objetos potencialmente contaminados, sem antes lavar as mãos, como: maçanetas, telefones, corrimão, relógio de ponto e superfícies lisas, que devem ser limpas com frequência;
  • Não compartilhar alimentos, copos, canudos, toalhas e outros objetos de uso pessoal.
Conforme o Núcleo Gestor da Escola, todas as dúvidas levantadas por alunos e educadores foram esclarecidas. Tudo isso com a finalidade de levar mais informação para nossos alunos e suas famílias, e consequentemente tentarmos prevenir o aumento de casos em nossa cidade.

ESCOLA PROFISSIONAL DE QUIXERAMOBIM ABRE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO PARA 2012


 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
12ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DR JOSÉ ALVES DA SILVEIRA



EDITAL DE ADESÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CURSOS TÉCNICOS OFERTADOS PARA 2012



DISPÕE SOBRE A ADESÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DE VAGAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM TEMPO INTEGRAL NOS CURSOS TÉCNICOS EM AGRIMENSURA, NUTRIÇÃO E DIETÉTICA, EDIFICAÇÕES E REDES DE COMPUTADORES.


O Núcleo Gestor da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, no uso das atribuições legais e com suporte da CREDE12/SEDUC, torna público que estarão abertas as inscrições para o processo de adesão para preenchimento de vagas dos cursos técnicos em Agrimensura, Nutrição e Dietética, Edificações e Redes de Computadores, no período de 19 a 21 de dezembro de 2011, na ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DR JOSÉ ALVES , regendo-se pelas disposições do presente Edital.


1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


1.1 O processo de adesão será organizado e executado pelo Núcleo Gestor da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, conforme as normas deste Edital.

1.2 Serão disponibilizadas para 2012 ,180 vagas para compor o 1º ano do Ensino Médio, sendo ofertadas 45 vagas por curso.

1.3 Das vagas destinadas à composição das turmas de 1º ano do Ensino Médio EEEP Dr. José Alves da Silveira, 80% serão destinadas a estudantes oriundos da Rede Pública de Ensino e 20% serão destinadas a estudantes oriundos da Rede Particular de Ensino conforme a Portaria Nº105/2009-GAB de 27/02/2009.

2. DA ADESÃO

2.1 O processo de adesão para inscrição dos alunos constará dos seguintes ações:

a) Mês de novembro – Divulgação nas emissoras de rádios locais dos critérios de seleção e período de inscrições dos alunos. Envio de ofício e ficha de pré- inscrição para todas as Escolas de 9º ano da rede pública municipal, estadual e rede particular de Quixeramobim. Entrega de convites para os pais acompanhados dos alunos interessados a concorrerem as vagas a participarem de uma reunião preparatória para esclarecimentos sobre os cursos ofertados e o funcionamento da EEEP Dr: José Alves da Silveira.

b) A reunião será realizada nos dias 01 e 13/12/2011 nos turnos: manhã e tarde. O candidato à vaga deverá comparecer em um dos horários citados ,de acordo com o horário estabelecido no convite,acompanhado dos pais e/ou responsável, para após a apreciação das explanações definir o curso a qual está pleiteando uma vaga.

c) Ao final da reunião será entregue a cada pai e/ou responsável interessado em participar do processo de seleção a ficha de inscrição para trazer no ato da inscrição devidamente preenchida.

Parágrafo Único: Quaisquer despesas realizadas pelo aluno e pais para participação da reunião, seja ela de alimentação ou transporte, serão de inteira responsabilidade do candidato, não tendo a escola nenhum dever em suprí-las.


3 - DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições estarão abertas no dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2011, das 7h às 17h na Secretaria da EEEP Dr. José Alves da Silveira.

3.2 Das condições para inscrição:

a) Ter comprovadamente concluído o 9º ano do Ensino Fundamental;

b) Ter total disponibilidade de 2ª a 6ª feira para a jornada escolar integral das 7:00h às 17:00h;

c) Ter idade mínima de 14 anos completos visando atender o que estabelece a resolução CNE/CEB Nº1 de 21 de Janeiro de 2004 em seu §5º: “Somente poderão realizar estágio supervisionado os alunos que tiverem, no mínimo, 16 anos completos na data de início do estágio”;

d) Estar ciente e de acordo com as normas de funcionamento e oferta do Curso Profissional de sua opção.

3.3 Da documentação necessária para inscrição

a) Original e cópia de comprovante de residência (conta de luz, água, telefone ou correspondência bancária);

b) Original e cópia do Histórico Escolar ou declaração da conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental constando a média anual de todos os componentes curriculares carimbados e assinados pelo(a) Diretor(a) e Secretário(a) da escola.

3.4 Para inscrever-se, o aluno deverá estar acompanhado de seus pais ou responsável pela sua educação, preencher a ficha de adesão e receber a segunda via ou comprovante assinado pelo responsável pela inscrição na escola.

Parágrafo Único: Caso o aluno more em bairros distantes da Escola Estadual de Educação Profissional Dr: José Alves da Silveira ou em outro município e queira estudar na referido Instituição, deverá arcar com as condições de locomoção, se for classificado.


4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1 O processo seletivo constará da análise da documentação apresentada pelo estudante, onde não deverá existir qualquer emenda ou rasura.

4.2 A análise da documentação será realizada por Comissão constituída pela EEEP Dr. José Alves da Silveira.


5. DA CLASSIFICAÇÃO

5.1 Para o processo classificatório será considerada a maior média aritmética das notas relativas aos componentes curriculares cursados no 9º ano e que constam da documentação apresentada que trata o item 3.3.

5.2 A classificação será em ordem decrescente obedecendo ao número de vagas existente na respectiva escola e de acordo com o curso pretendido.


6. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

6.1. Será classificado para ocupar a vaga disponibilizada, o estudante que, por ordem de prioridade:

a) Obtiver maior média na disciplina Língua Portuguesa;

b) Obtiver maior média na disciplina Matemática;

c) Comprovar maior proximidade entre a sua residência e a EEEP Dr: José Alves da Silveira

6.2 Mantida a situação de empate, será priorizado o estudante que comprovadamente tiver a maior idade.


7. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

7.1 O resultado será divulgado em uma lista com os nomes dos candidatos classificados e classificáveis por curso e afixados no flanelógrafo da EEEP Dr. José Alves da Silveira e site da CREDE 12, no dia 23/12/2011 a partir das 07:00 h, respeitando a opção do candidato e seu desempenho em acordo com o ítem 3.2 do presente Edital e os classificados serão convocados através das emissoras de rádio locais para a realização da matrícula.


8. DA MATRÍCULA

8.1 A matrícula dos classificados será realizada na Secretaria da EEEP Dr. José Alves da Silveira viabilizada pelo sistema SIGE Escola (via web), nos dias 03, 04, 05 e 06/01/2012 no horário 7:30 as 17:00 h e somente será efetivada mediante a entrega da cópia de toda a documentação exigida que deverá ser acompanhada do original para conferência e autenticação.


9. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A MATRÍCULA

a) Requerimento de matrícula preenchido;

b) Cópia do Histórico Escolar do 9º ano. Na impossibilidade de trazer este documento, trazer uma declaração e providenciar o Histórico Escolar no prazo de 30 (trinta) dias;

c) Documento de transferência ou declaração de escolaridade da escola

de origem;

d) 3 fotografias recentes e iguais;
e) Cópia da certidão de nascimento da identidade e CPF. Na impossibilidade, apresentar comprovante de solicitação dos documentos dos órgãos competentes;

f) Ficha de saúde será preenchida na EEEP Dr. José Alves da Silveira;

g) Perfil socioeconômico familiar será preenchida na EEEP Dr. José Alves da Silveira.


10. DAS VAGAS REMANESCENTES

10.1 Após a realização das matrículas dos classificados até a posição 45 (quarenta e cinco) em cada curso , no caso da existência de vagas remanescentes em virtude de desistência ou do não comparecimento ao ato da efetivação da matrícula no período estabelecido no item 8.1 e 8.2, as mesmas serão disponibilizadas aos estudantes que estiverem posicionados imediatamente após àquele que obteve a última classificação no dia 09/01/2012, que serão contatados via telefone informado na ficha de inscrição . Esgotado o banco de classificáveis para determinado curso e ainda existindo vagas, estas podem ser ocupadas pelos classificáveis de outros cursos que serão chamados por ordem decrescente para fazerem a sua opção.

Parágrafo Único: No período destinado a convocação, seja em primeira ou segunda, o aluno que não comparecer no prazo determinado será considerado desistente, sendo convocado o primeiro aluno subseqüente na ordem de classificação para o referido curso.


11. DOS CASOS OMISSOS E DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

11.1 Os casos omissos serão submetidos à apreciação e decisão da comissão citada no item 1.1.

11.2 O prazo para interposição de recursos é de 10 dias a contar da data de publicação dos resultados, devendo o interessado apresentar requerimento específico à Comissão responsável neste prazo.


Quixeramobim, 30 de novembro de 2011


Maria Josimar Saraiva do Nascimento
Diretoria
Roselina Almeida Nunes
Coordenadora Pedagógica






PATRIMÔNIO IMATERIAL E MATERIAL

A UNESCO define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."

 

O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.


O Patrimônio Material com base em legislações específicas é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.

Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.