segunda-feira, 2 de abril de 2012

PROFISSIONAL REALIZADA ATIVIDADES NO DIA MUNDIAL DO TEATRO


A iniciação ao teatro existe desde os tempos primitivos, quando os homens ainda tinham a necessidade de imitar os animais como forma de comunicação. Hoje, as técnicas teatrais são utilizadas para incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e até mesmo a assimilação de conteúdo de matérias tradicionais na escola.

De fato, utilizar o teatro para aproximar os alunos do conteúdo escolar é uma boa saída para tornar as aulas mais interessantes e a EEEP Dr. José Alves da Silveira, Quixeramobim - CREDE 12, aproveita a oportunidade para realizar atividades alusivas ao Dia Mundial do Teatro, celebrado no dia 27 de março. Desenvolver a criatividade, promover a autocrítica e o senso de coletividade são apenas alguns dos benefícios citados por professores sobre a utilização de técnicas do teatro em sala de aula.

Programação:
  • 26/03: Seleção de alunos interessados em participar do grupo de teatro da Escola – Coordenação: Professor Samuel , uma parceria realizada com a Secretaria Municipal de Cultura;
  • 27/03: Apresentação da peça teatral intitulada “ O corcunda de Notre-Dame “, encenada por alunos do Curso de Agrimensura.
Coordenação: Carmêndio Rodrigues, Professor de Arte e Educação ;
  • 29/03: Participação na Semana de artes cênicas do SESC
  • Oficina: Mateus, o palhaço Nordestino e Espetáculo Teatral “Pratativando”. A Cia Mais Caras de Teatro

O referido espetáculo é uma homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré, através da mistura de música, emboladas, sapateado e poesia.

LANÇAMENTO DO PROJETO HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA


Aconteceu no último dia 23 de março, no Auditório da EEEP Dr. José Alves da Silveira o lançamento oficial do Projeto Histórias que o Povo Conta - Edição 2012.

Para dar inicio as atividades do Projeto foi convidado o escritor quixeramobinense, Bruno Paulino, que ressaltou a importância da leitura e da escrita como forma de preservar a memória do homem. Na oportunidade o escritor compartilhou a experiência da publicação do seu livro, Lá nas Marinheiras e outras crônicas”.

O projeto tem como objetivo principal despertar o gosto pela leitura e o aprendizado da escrita, para isso conta com o apoio das professoras de Língua Portuguesa que utilizarão as Oficinas de Redação para ensaios e correções das produções textuais.

Mensalmente será convidado uma pessoa para falar sobre a importância da leitura, contação de causos, poesias e outros estilos literários.

Os alunos estão bastante motivados para participarem do projeto e já estão contactando seus familiares mais antigos para anotarem suas histórias e no final do ano serem protagonistas da edição de um livro.

Esse projeto é uma iniciativa do NTE da CREDE 12, em parceria com o Centro de Multimeios e Laboratório Escolar de Informática.